skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Cualquiera
Show Results with:
Cualquiera
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos los registros
Colección Física
Búsqueda Sencilla
This feature requires javascript
EMaD - Uso de um aplicativo multimídia inrativo como suporte para ensino da Semiologia Mamária
Geraldo Henrique Neto Hélio Humberto Angotti Carrara
2010
Disponible en
FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto
(Henrique Neto, Geraldo )
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
EMaD - Uso de um aplicativo multimídia inrativo como suporte para ensino da Semiologia Mamária
Autor:
Geraldo Henrique Neto
Hélio Humberto Angotti Carrara
Materias:
SEMIOLOGIA
;
MAMA
;
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
;
SISTEMAS MULTIMÍDIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descripción:
As técnicas de ensino devem ser dinâmicas e, de fato, têm apresentado evolução constante. Mais recentemente, e de maneira bastante agressiva, novos recursos que implementam tecnologia da informação têm sido utilizados no ensino médico. Todavia, a escassez desses recursos e aplicabilidade no ensino da ginecologia é notória. Os objetivos do trabalho ora exposto foram: a) a criação de um aplicativo didático para o ensino da semiologia mamária utilizando recursos computacionais; b) disponibilizá-lo na rede mundial de computadores (Internet); c) mensurar o aprendizado dos alunos os quais interagiram com o aplicativo. O aplicativo desenvolvido foi segmentado em: 1) Anatomia Mamária, 2) Anamnese, 3) Exame Físico e 4) Exames Complementares. Cada tópico foi desenvolvido e apresentado em frames eletrônicos utilizando-se vídeos, imagens (estáticas e dinâmicas), animações e texto baseado na Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) e linguagem de programação Action Script 2.0, os quais relatam informações acerca dos temas selecionados. Para realizar o teste do aplicativo e avaliar sua potencialidade na educação médica, foram convidados alunos de diferentes instituições de ensino médico. Foram feitos 313 acessos sendo que apenas 95 responderam de forma completa todo o questionário. O tema escolhido foi a semiologia mamária, apresentada de duas formas distintas. Os alunos, de maneira aleatória, poderiam fazer uso da aula expositiva convencional disponibilizada através de vídeo, permitindo a interatividade linear do material, ou, interagir de forma não linear com o aplicativo multimídia. Havia também a possibilidade de acesso a ambas as formas de apresentação do tema, o que foi feito por 34 alunos/usuários. A avaliação foi composta por 20 (vinte) questões, e, paralelamente, foi constituída uma escala Likert cujo objetivo era avaliar a credibilidade do aplicativo. Os resultados
mostraram que os alunos/usuários que utilizaram somente a aula expositiva convencional obtiveram desempenho pior quando comparados aos alunos/usuários que utilizaram o aplicativo multimídia, Entretanto, de forma oportuna, os alunos/usuários que utilizaram ambos os recursos didáticos, ou seja, aula expositiva convencional e o aplicativo multimídia obtiveram notas superiores quando comparado ao grupo de alunos que utilizou somente o aplicativo multimídia respectivamente (E+M = 17,9; AM = 17,5; AE = 15,4; p < 0,0001). Diante das evidencias apresentadas conclui-se que o aplicativo multimídia desenvolvido favoreceu o aprendizado e a retenção do conhecimento para os alunos, e que, o uso de tecnologias computacionais pode trazer facilitar o aprendizado da semiologia mamária
Fecha de creación:
2010
Formato:
91 p anexos.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
9
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_FISICO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript