skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O Ensino de Física em uma Escola Inovadora

Rodolpho Lima Leite Cristiano Rodrigues de Mattos; Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (17a. 2018 Campos do Jordão, SP, Brasil)

Resumos São Paulo: SBF, 2018

São Paulo SBF 2018

Acesso online

  • Título:
    O Ensino de Física em uma Escola Inovadora
  • Autor: Rodolpho Lima Leite
  • Cristiano Rodrigues de Mattos; Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (17a. 2018 Campos do Jordão, SP, Brasil)
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; Escola Inovadora; Projeto Âncora; Teaching-Learning; Innovative School
  • É parte de: Resumos São Paulo: SBF, 2018
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 12. jun. 2019
  • Descrição: A educação brasileira passa por dificuldades que se estendem a década e um dos problemas que denuncia a permanência dessas dificuldades é a falta de significado no ensino-aprendizagem. Em contrapartida, se observa o surgimento de inúmeras propostas educacionais que buscam ressignificar o sentido de se ensinaraprender algum assunto a alguém que, em comum acordo, se engaje no ato de conhecer esse assunto que está sendo apresentado. A Escola Projeto Âncora faz parte do grupo de instituições que buscam apresentar uma educação diferente da que é vista tradicionalmente. Esse trabalho consiste em análises e observações feitas em torno do Projeto Âncora, na tentativa de compreender alguns aspectos sobre o ensino de física lá desenvolvido. Nosso objetivo geral de pesquisa é responder a seguinte questão: De que forma observa-se a inovação no ensino de física na escola Projeto Âncora, instituição que se denomina inovadora? Na tentativa de responder essa questão, analisamos os documentos oficiais da escola, acompanhados de vivência das atividades desenvolvidas nela, assim como análises de entrevistas. Entre as principais conclusões obtidas, destaca-se o Projeto Âncora se mostrar uma escola inovadora permitindo uma dinâmica de transformações constantes dentro da instituição, possibilitando o aprimoramento de diversas práticas realizadas na escola. Observamos a inovação no ensino-aprendizagem da física através de alguns dispositivos, como assembleias, grupos de responsabilidades e projetos de pesquisa.
  • Editor: São Paulo SBF
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 8 p..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.