skip to main content

Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19

Micael Doria de Andrade Rosangela Andrade Aukar de Camargo

Research, Society and Development Vargem Grande Paulista v. 11, n. 7, art. e41711730285, p. 1-10, 2022

Vargem Grande Paulista 2022

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3100493 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Metodologias ativas e recursos virtuais numa disciplina de pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19
  • Autor: Micael Doria de Andrade
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo
  • Assuntos: PÓS-GRADUAÇÃO; COVID-19; ENSINO; MÉTODOS DE ENSINO; Metodologias Ativas; Elearning; Active Methodologies; Postgraduate; Teaching; Metodologías Activas; Posgrado; Enseñanza
  • É parte de: Research, Society and Development Vargem Grande Paulista v. 11, n. 7, art. e41711730285, p. 1-10, 2022
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30285. Acesso em: 11 out. 2022
  • Descrição: Sob a recente situação pandêmica da Covid-19, o ensino superior, assim como toda realidade educacional brasileira, passou por várias transformações e desafios. Nesse sentido, a educação superior, mais do que nunca, aderiu às metodologias ativas e recursos virtuais a fim de continuar com o processo de ensino-aprendizagem em seus cursos, disciplinas e demais atividades pedagógicas. Logo, frente ao novo paradigma educacional, o presente estudo pretende relatar uma experiência vivenciada numa disciplina de pós-graduação, na Universidade de São Paulo (USP), durante o ensino emergencial. Deste modo, objetiva-se descrever como as metodologias ativas e recursos virtuais favoreceram o ensino-aprendizagem entre professores e alunos durante o período de distanciamento social. Quanto ao método, o presente estudo debruça-se sob o delineamento descritivo, do tipo relato de experiência, sendo este resultante da vivência de uma disciplina remota ofertada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, em 2021. Ressalta-se que, embora atravessada por um contexto crítico, esta experiência foi permeada por trocas significativas, aprendizagens constantes e desafios que impulsionaram a busca, a maturação e o aprofundamento do conhecimento. A condição imposta pela pandemia da Covid-19, embora, tenha limitado a educação superior, por outro, provocou novos pensamentos, ideias, caminhos e ações na pós-graduação. Portanto, utilizar-se de métodos ativos e recursos virtuais, significou enxergar na ciência e nas tecnologias a capacidade de converter e ultrapassar possíveis barreiras que tentam estagnar o fazer humano em busca de conhecimento
  • Editor: Vargem Grande Paulista
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: art. e41711730285, p. 1-10.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.