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Grupo de trabalho recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica

Marina Monzani Rocha (*) Paula Ferreira Braga; Edwiges Ferreira de Mattos Silvares

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva Belo Horizonte v. 8, n. 2, p. 115-125, 2006

Belo Horizonte 2006

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=Sed/210) )(Acessar)

  • Título:
    Grupo de trabalho recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica
  • Autor: Marina Monzani Rocha (*)
  • Paula Ferreira Braga; Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
  • Assuntos: CLÍNICAS; PSICOLOGIA CLÍNICA; DIAGNÓSTICO
  • É parte de: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva Belo Horizonte v. 8, n. 2, p. 115-125, 2006
  • Descrição: Estudos mostraram que as clínicas-escola de psicologia não atingiam seus objetivos de atendimento à comunidade. Foram propostas novas formas de atendimento, dentre elas o Grupo de Espera Recreativo - GER (grupo com crianças que, após triagem, brincam na clínica semanalmente, até serem atendidas pelos psicólogos). Objetiva-se diminuir a evasão e observar interações entre os participantes, auxiliando a avaliação-diagnóstica. Observaram-se as sessões do GER nas quais estavam presentes as crianças que foram encaminhadas para atendimento individual após o período de espera recreativa. Registrou-se a freqüência de comportamentos dentro de categorias negativas pré-determinadas das crianças referidas para atendimento individual e grupal. As crianças encaminhadas para atendimento individual apresentaram uma maior freqüência de comportamentos nas categorias. O GER mostrou-se útil como instrumento de avaliação-diagnóstica; possibilitando a observação comportamental antes do atendimento e a realização dos encaminhamentos adequados. Concluiu-se que o GER parece permitir alcançar um melhor atendimento à comunidade que procura os serviços da clínica-escola
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 115-125.
  • Idioma: Português

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