skip to main content

Influência de fatores socioeconômicos nas condições periodontais de adolescentes

C. N. H. Xavier R. S Bastos; C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; Arsênio Sales-Peres; José Roberto de Magalhães Bastos; José Roberto Pereira Lauris; Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 90, res. Plc054, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Influência de fatores socioeconômicos nas condições periodontais de adolescentes
  • Autor: C. N. H. Xavier
  • R. S Bastos; C. A. P Carvalho; F. S Carvalho; Arsênio Sales-Peres; José Roberto de Magalhães Bastos; José Roberto Pereira Lauris; Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: FATORES SOCIOECONÔMICOS; DOENÇAS PERIODONTAIS; ADOLESCENTES; BAURU (SP)
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 90, res. Plc054, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Há relatos, na literatura científica, demonstrando piores condições periodontais em populações com indicadores socioeconômicos desfavoráveis. Entretanto, são escassos os trabalhos no Brasil, sobretudo com adolescentes. O propósito deste estudo foi identificar a prevalência e severidade da doença periodontal na população adolescente de Bauru, SP e investigar associações com variáveis socioeconômicas. Realizouse um estudo transversal, em uma amostra de 332 adolescentes de 15 a 19 anos, em 3 escolas do município. Um cirurgião-dentista calibrado (kappa=0,81 para o CPI e kappa= 0,99 para o PIP) realizou os exames clínicos, sendo utilizados o CPI e PIP, segundo critérios da OMS. Foi aplicado um questionário estruturado para determinar a classificação socioeconômica, de acordo com renda familiar mensal, número de pessoas residentes na mesma moradia, grau de instrução dos pais e tipo de habitação. Verificaram-se as associações entre condições periodontais e variáveis socioeconômicas por meio do teste do qui-quadrado, com nível de significância de 5%. A prevalência de sangramento gengival foi 61,00%, sendo que esteve negativamente associado à renda e à escolaridade da mãe (p<0,05). O cálculo dentário e a bolsa periodontal associaram-se negativamente à renda. Maior perda da inserção esteve associada à baixa escolaridade da mãe (p<0,05). Os adolescentes deste estudo apresentaram elevada prevalência de sangramento gengival. Além disso, a renda familiar mensal e o grau de instrução da mãe estiveram associados às condições periodontais.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 90, res. Plc054.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.