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Reestruturação das telecomunicacões no Brasil uma re(visão) das estratégias de gestão da produção e das relações de trabalho na cadeia produtiva (estudo de caso da telefonia fixa em São Paulo - 1990-2003)

Sirlei Márcia de Oliveira Nadya Araújo Guimarães

2004

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (t384.0981 O48r ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Reestruturação das telecomunicacões no Brasil uma re(visão) das estratégias de gestão da produção e das relações de trabalho na cadeia produtiva (estudo de caso da telefonia fixa em São Paulo - 1990-2003)
  • Autor: Sirlei Márcia de Oliveira
  • Nadya Araújo Guimarães
  • Assuntos: TELECOMUNICAÇÕES (ESTRUTURA) -- BRASIL; RELAÇÕES DE TRABALHO; NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO; PRODUÇÃO (ECONOMIA); TELEFONIA -- 1990-2003 -- SÃO PAULO; ESTUDO DE CASO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Sociologia
  • Descrição: Esta tese trata das alterações ocorridas no âmbito do trabalho nos serviços de telecomunicações, decorrentes dos processos de reestruturação produtiva e patrimonial, com particular ênfase nas mudanças que tiveram lugar a partir da segunda metade da década de 1990. Duas dimensões analíticas são focalizadas: as modificações ocorridas na organização e nas relações de trabalho, por um lado, e as novas tendências das negociações coletivas, por outro. O argumento se desenvolve em quatro grandes partes. Na primeira, analisa o processo de reestruturação no setor de telecomunicação no Brasil, explicitando a estrutura e características dos modelos de organização setorial pré e pós-privatização. Na segunda parte, descreve os impactos dessas mudanças sobre o emprego e o perfil da força de trabalho ocupada no setor, no Brasil. Na terceira parte a tese se detém no caso da cadeia de prestação de serviços em telefonia fixa em São Paulo, o mais importante segmento de serviços no país; analisa detalhadamente os diversos segmentos envolvidos na produção desses serviços, as formas de contratação, remuneração e condições de trabalho praticadas, estabelecendo uma comparação entre os padrões existentes em três diferentes empresas que passaram a compor a cadeia produtiva dos serviços de telecomunicações no pós-privatização: a operadora de telefonia fixa de São Paulo e duas dentre suas empresas prestadoras de serviços, uma delas atuante no nicho de centrais de tele-atendimento e outra,
    prestando serviços de instalação e manutenção das redes de telefonia. Finalmente, na quarta parte, o argumento se volta para entender os resultados desse amplo processo de mudanças sobre as formas e a natureza do processo de negociação das relações de trabalho nos... ) ...serviços de telecomunicações, mantendo-se a ênfase nas três empresas da cadeia produtiva de telefonia fixa descritas nessa pesquisa
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 393 p. anexos.
  • Idioma: Português

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