Comparação entre a narração de histórias com apoio de figura única e a partir de sequencias lógico-temporais por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem
ABCD PBi


Comparação entre a narração de histórias com apoio de figura única e a partir de sequencias lógico-temporais por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem

  • Autor: Ana Carolina Paiva Bento
  • Debora Maria Befi-Lopes; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão, SP)
  • Assuntos: DISCURSO E TRATAMENTO DE DIÁLOGOS; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM INFANTIL; RESUMOS (EVENTOS)
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008
  • Notas: Publicado como Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/
  • Notas Locais: A Bibliotecada FM: possui o material impresso
  • Descrição: IntroduçãoAs habilidades narrativas podem fornecer ricas informações sobre as competências lingüísticas, cognitivas e sociais das crianças em desenvolvimento normal de linguagem(DNL) e com Distúrbio Específico de Linguagem(DEL). Crianças com DEL apresentam déficits na elaboração do discurso, que geralmente são confusos e repetitivos. Objetivo: caracterizar a narração de histórias por crianças com DEL com relação ao tipo de discurso e comparar o desempenho destes sujeitos nas tarefas de narração de histórias a partir de seqüências lógico-temporais e de figura única. Método: participaram deste estudo 20 sujeitos com diagnóstico de DEL, na faixa etária compreendida entre 7 a 10 anos, e em processo terapêutico. Para eliciar as narrativas a partir de seqüências lógico-temporais foi utilizada uma série de 15 histórias, representadas por figuras, compostas por quatro cenas cada. Essas seqüências foram criadas e classificadas em mecânicas, comportamentais e intencionais, segundo as relações envolvidas entre as personagens. A figura única utilizada continha a figura de um palhaço cercado por crianças, ou seja, a partir dela a criança deveria elaborar e produzir uma história inferindo os acontecimentos diferentemente do que ocorria com as seqüências lógico-temporais, em que tínhamos os acontecimentos apoiados nas figuras.
    Todas as crianças do estudo foram incentivadas a contar as histórias que posteriormente foram transcritas e analisadas de acordo com o tipo de discurso apresentado: descritivo sem conectivo, descritivo com conectivo, causal implícito, causal explícito, intencional implícito, intencional explícito. Resultados: As crianças com DEL apresentam narrativas mais rudimentares (descritivas sem conectivo e descritivas com conectivo) a partir da figura única e melhor desempenho (narrativas causais e intencionais) quando foram utilizadas seqüências lógico-temporais. Vale ressaltar que todas as crianças com DEL apresentaram dificuldades na produção narrativa com ambos materiais e o apoio em figuras, como nas seqüências lógicas, se mostrou um recurso facilitador. Conclusões: Estes resultados mostram que crianças com DEL apresentam dificuldades na utilização da língua, ou seja, nas habilidades lingüísticas necessárias para a narração de histórias e a utilização de seqüenciais lógico-temporais, por ter se mostrado um facilitador, é um recurso que direciona o foco da reabilitação, melhorando, dessa forma, o desempenho social destas crianças
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 351.
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FM - Fac. Medicina (BCSEP 470 2008 )