skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search Query Term
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
Título
Show Results with:
Qualquer
Título
Autor
Assunto
Data de publicação
Local de publicação
Editora
Coleção especial
Biblioteca
Orientador
Show Results with:
criteria input
contém
é (exato)
começa com
Input search text:
Show Results with:
criteria input
E
OU
NÃO
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Artigos
Audiovisual
Imagens
Livros
Patentes
Produções acadêmicas
Produções técnicas
Revistas
Idioma:
criteria input
Qualquer idioma
Espanhol
Inglês
Português
Data de publicação:
criteria input
Qualquer ano
Último ano
Últimos 2 anos
Últimos 5 anos
Últimos 10 anos
Últimos 20 anos
Data inicial:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Data final:
criteria input
Dia
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
criteria input
Mês
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
query input
Acervo Físico
Busca Simples
This feature requires javascript
Sistemas de atividade, tensões e transformações em movimento na contrução de um currículo orientado pela abordagem STEAM
Mariana Peão Lorenzin Alessandra Bizerra
2019
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(TE 375.2 L869s )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Sistemas de atividade, tensões e transformações em movimento na contrução de um currículo orientado pela abordagem STEAM
Autor:
Mariana Peão Lorenzin
Alessandra Bizerra
Assuntos:
BIOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO
;
CURRÍCULO
;
ENSINO MÉDIO
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Com ênfase em resultados que descrevem a realidade e organizado de modo fragmentado, o Ensino de Ciências, atualmente, trilha caminhos previamente estabelecidos que conduzem a uma visão simplificadora das múltiplas dimensões que intervém nas situações educativas. Resultante dessa forma de organização do ensino, percebe-se conflitos no uso do raciocínio e dificuldade dos estudantes na compreensão e na argumentação do conhecimento científico, bem como na tomada de decisões em situações que implicam em análises amplas e contextualizadas. Diante dessa situação, a abordagem STEAM é apresentada como uma possibilidade para orientação e organização do currículo da área de Ciências, que propõe, por meio do trabalho por projetos, a integração das Ciências Naturais a Tecnologias, Engenharias, Artes, Design e Matemática. No entanto, uma proposta de reorganização do Ensino de Ciências, partindo da concepção tradicional do ensino para um currículo orientado pela abordagem STEAM, pode ser fonte de tensões nas diversas esferas do contexto escolar. Por se tratar de uma abordagem complexa, a pesquisa realizada contou com o suporte teórico da Teoria da Atividade, referencial que permite leitura do fenômeno a partir da perspectiva histórico cultural, e, em uma abordagem sistêmica, teve como objetivo investigar os níveis e os tipos de tensões emergentes e as transformações ocorridas nos sistemas de atividade durante o desenvolvimento de um novo currículo orientado pela abordagem STEAM.
Os dados coletados com a aplicação de questionários e entrevistas à equipe de professores, coordenação e direção da escola, diretamente envolvidas na transformação curricular, tiveram análise pautada na identificação e na sistematização das atividades dos sujeitos, além da localização das tensões e das contradições emergentes nesse processo, fundamentais para a inauguração de ciclos expansivos de aprendizagem. A análise dos dados permitiu identificar cinco atividades que compõem um sistema que, de acordo com o foco de observação da pesquisa, apresentou como atividade central a atividade de transformação curricular. Assim como as atividades de ensino e aprendizagem, motivadas pela transformação do currículo, esta atividade configurou-se como atividade para os professores. No entanto, diante da natureza de sua atuação na escola, essa mesma atividade apresentou-se como ação nas atividades da direção e da coordenação. Emergentes do processo de reorganização do Ensino de ciências, foram localizadas tensões correspondentes aos diversos níveis hierárquicos da análise. Essas tensões foram organizadas em quatro categorias que contemplam a contradição entre o valor de uso e o valor de troca da atividade; a oposição sobre a manutenção das estruturas e a sua transformação em um novo modelo; a contradição sobre os aspectos individuais e a percepção coletiva; e, a dualidade entre a escolha sobre a profundidade e a abrangência do conteúdo. Com indícios de superação no que diz respeito à produção coletiva de novos significados sobre o currículo orientado pela abordagem STEAM, a resolução das tensões possibilita transformações nas atividades, a incorporação de novos elementos à realidade e indica alguns atributos para a sua recontextualização.
Data de criação/publicação:
2019
Formato:
173 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
6
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript