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A interface do elevador na arquitetura. Aspectos projetuais, éticos e sociais

Santos, Agnaldo Bizarria Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2007-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A interface do elevador na arquitetura. Aspectos projetuais, éticos e sociais
  • Autor: Santos, Agnaldo Bizarria Dos
  • Orientador: Menezes, Joao Bezerra de
  • Assuntos: Arquitetura; Elevadores; Interface; Architecture; Elevators
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Qual a visão, por parte dos fabricantes e construtores, quanto aos problemas de integração dos elevadores? Como o usuário age frente ao produto e suas limitações? Elevadores são conjuntos mecânicos complexos, compostos por um número muito grande de peças, que em geral possuem dimensões genéricas. Tal afirmação não é propriamente uma novidade, nem mesmo as dificuldades características que envolvem o processo produtivo deste veículo de transporte vertical. Porém, quando analisamos o elevador sob outra perspectiva, nos deparamos com dois problemas básicos e relativamente específicos: A integração com a arquitetura e a interface com o usuário. A questão de pesquisa refere-se a como as empresas do setor de elevadores e construção civil tratam a integração de produtos de conceitos diferentes, tanto na criação quanto na produção, e paralelamente, como se comporta o usuário deste tipo de transporte, frente ao mercado e também na relação direta com o produto. A partir destas questões, surge a necessidade de identificar as práticas e posturas de fabricantes, usuários, construtores e arquitetos para a questão da integração. Não menos importante é a necessidade de verificar a postura ética e social das empresas pesquisadas, no quesito projetual e na interface com o usuário. Como base teórica, foi realizado um estudo do elevador, mostrando de maneira básica a sua trajetória de desenvolvimento, até o estado da arte em nível mundial. O método escolhido foi o estudo descritivo, com a utilização de questionários direcionados a atingir os objetivos propostos, aplicados em três empresas fabricantes de elevadores, cinco empresas da construção civil, dois escritórios de arquitetura e design e 82 usuários. Como consideração inicial deste estudo, verificou-se que as empresas e escritórios pesquisados possuem dificuldades em gerar produtos conceitualmente diferentes para posterior integração, em geral não atuam de forma pró-ativa, pois esperam concretização de tendências de mercado para agirem. Há um grande potencial de redução de problemas de inter-relação que se encontra barrado por feudos técnicos ou pura interpretação incorreta de segmentação, ou ainda pouco conhecimento da atitude do usuário. E o usuário por sua vez, conhece pouco e atua menos ainda para a melhoria do produto.
  • DOI: 10.11606/D.16.2007.tde-23032010-113826
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2007-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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