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Uma vida no magistério: fios e meadas da história de uma professora paulista

Alcântara, Wiara Rosa Rios

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-02-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma vida no magistério: fios e meadas da história de uma professora paulista
  • Autor: Alcântara, Wiara Rosa Rios
  • Orientador: Schmidt, Diana Goncalves
  • Assuntos: Professora Primária; Profissão Docente; Saberes Pedagógicos; Trajetória; Institutrice; Profession Dinstitutrice; Savoirs Pedagogiques; Trajectoire
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa objetivou investigar o trabalho docente a partir da trajetória da professora paulista Botyra Camorim. Seguindo os fios da história desse sujeito busquei perceber a multiplicidade de experiências de docência em São Paulo, na primeira metade do século XX. Sob a perspectiva da micro-história, entende-se aqui que a identidade de uma coletividade, de uma profissão, ou de uma classe não pode ser considerada evidente independentemente das trajetórias e da experiência social dos membros que a compõem (REVEL, 1998). A esse propósito, as considerações de Vidal (2006), quando se interroga acerca dos significados atribuídos por professores às diferentes dimensões que compõem o exercício do magistério, foram importantes para análise. Dentre as dimensões da profissão docente, o interesse recaiu sobre as instituições de formação, as condições materiais de trabalho e a relação da professora ao saber. Em função disso, lancei mão de fontes produzidas pela professora, como autobiografias, romances, contos e artigos nos quais ela traz informações sobre diferentes aspectos da profissão docente. Outras fontes usadas para tecer essa história foram os documentos escolares, a legislação e fotografias. Por meio delas, pude interrogar as possibilidades de escolarização da mulher, da formação para o magistério primário na capital paulista, dos modos de ingresso na carreira docente e das condições de trabalho nos diferentes tipos de escola que compunham o referido sistema. Além disso, discuti a relação de Botyra Camorim ao saber, mostrando que é nos jogos das tensões, das negociações e disputas que a professora dá respostas aos desafios do cotidiano escolar, num campo de possíveis.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-29042009-144617
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-02-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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