skip to main content

O espírito da gota dágua. As videoinstalações de Fabrizio Plessi e a mídia terciária; O espírito da gota dágua. As videoinstalações de Fabrizio Plessi e a mídia terciária

Baitello Junior, Norval

Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 14 (2000); 89-95

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2000-11-30

Acesso online

  • Título:
    O espírito da gota dágua. As videoinstalações de Fabrizio Plessi e a mídia terciária; O espírito da gota dágua. As videoinstalações de Fabrizio Plessi e a mídia terciária
  • Autor: Baitello Junior, Norval
  • Assuntos: Mídia; Arte Da Mídia; Videoinstalações; Mídia Terciária; Média; Arts De La Média; Vidéo-Installations; Média Tertiaire
  • É parte de: Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 14 (2000); 89-95
  • Descrição: En 1998 l’artiste italien Fabrizio Plessi a construit une série de vidéoinstallations en hommage à la ville de São Paulo. Les images videographiques présentant entre autres un cours d’eau, des pierres et des gouttes qui tombent sur une surface d’eau et de flammèches, dans des séquences d’appareils de vidéo ou sur des toiles de vidéo encastrées dans des blocs de pierre, dans des futs de bois ou dans d’autres souports. L’eau, le feu, la pierre, la goutte d’eau se réduisent à des images et des sons dans une ambiance obscure et ne deviennent par le moyen de la vidéo que de la média de l’eau, du feu, de la pierre, de la goutte d’eau, élément qui opère une distance et crée une sensation qui favorise la surprise. La construction artistique de Plessi travaille avec la média tertiaire celle qui a besoin d’appareils d’émission et de réception. Dans la média tertiaire, média électrique par essence, l’objet perd sa corporalité pour se transformer en image.
    Em 1998 o artista italiano Fabrizio Plessi construiu uma série de videoinstalações em homenagem à cidade de São Paulo. As imagens videográficas apresentavam, entre outros elementos, uma correnteza de água, pedras e gotas de água caindo em uma superfície de água e labaredas de fogo, em seqüências de aparelhos de vídeo ou em telas de vídeo embutidas em blocos de pedra, em toras de madeira ou outros suportes. A água, o fogo, a pedra, a gota d’água reduzem-se a imagens e sons em um ambiente escuro e tomam-se, pelos recursos da videografia, apenas mídia da água, do fogo, da pedra, da gota d’âgua, elemento distanciador e gerador de estranhamento. A construção artística de Plessi trabalha com a mídia terciária, aquela que requer aparatos de emissão e recepção. Na mídia terciária, mídia elétrica por natureza, o objeto perde sua corporeidade, transformandose em imagem.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90618/93352
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2000-11-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.