skip to main content

A criação de um material informativo para profissionais da área da saúde auditiva

D. L. Miyashita Maria Cecília Bevilacqua; L. G Santos; Marina Morettin; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011

São Paulo Universidade de São Paulo 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A criação de um material informativo para profissionais da área da saúde auditiva
  • Autor: D. L. Miyashita
  • Maria Cecília Bevilacqua; L. G Santos; Marina Morettin; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: PROFISSIONAIS DA SAÚDE; AUDIÇÃO; INFORMAÇÃO
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: 1. Objetivo: Este estudo tem como objetivo:Construir um material informativo para elucidar as principais dúvidas levantadas. 2. Método: A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP/ Bauru, juntamente com o Centro de Pesquisas Audiológicas do HRAC/USP/Bauru e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Processo no 004/2011). A partir do levantamento dos principais tópicos postados no espaço denominado “Diário de Saúde Auditiva” do website (www.saudeauditivabrasil.org.br) e no Facebook foi criado um material de perguntas e respostas (“FAQs”) para os profissionais que trabalham na área da saúde auditiva. 3. Resultados parciais: No total, 182 tópicos foram postados por profissionais. No espaço intitulado “Diário de Saúde Auditiva” as principais dúvidas postadas solicitavam informações quanto ao desenvolvimento de pesquisas científicas nos serviços, ou até mesmo o que é necessário para implementar um serviço de saúde auditiva. Já na rede social, Facebook “Saúde Auditiva” as principais duvidas se referiam quanto à realização de exames. Quando categorizadas em áreas, a maioria das questões se referiram elogios e opiniões dos profissionais, seguido por sugestões/propagandas e dúvidas. (gráfico) O material de perguntas e respostas foi construído com base na orientação teórica da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva4, bem como com recursos teóricos e conteúdos do “Diário de Saude Auditiva” (minisite) e facebook (Saúde Auditiva Brasil) sendo elaborado, inicialmente, com 21 questões e que será divulgado entre os profissionais nestes espaços.
    O material chama a atenção para ações de informações quanto ao desenvolvimento de pesquisas científicas nos serviços, ou até mesmo o que é necessário para implementar um serviço de saúde auditiva. Além de abordar questões quanto às principais duvidas na realização de exames audiológicos em geral. 4. Conclusão: Espera-se que tal material permita o aprimoramento das políticas voltadas ao atendimento do deficiente auditivo, buscando oferecer aos profissionais da área da saúde auditiva mais informações, para que assim possa ser modificadas as ações fonoaudiológicas de modo a propiciar oportunidades para transformações na prática assistencial com vistas à melhoria nas condições da atenção multiprofissional dirigida à saúde deste segmento populacional.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: res. 4250.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.