skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O treinamento físico modula a fosforilação da proteína quinase B no músculo reto abdomimal e adipócitos

S. P Peres S. M Franzói de Moraes; C. N Borges; C. N Costa; Carla Roberta de Oliveira Carvalho; Fábio Bessa Lima; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (3. 2001 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2001

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2001

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    O treinamento físico modula a fosforilação da proteína quinase B no músculo reto abdomimal e adipócitos
  • Autor: S. P Peres
  • S. M Franzói de Moraes; C. N Borges; C. N Costa; Carla Roberta de Oliveira Carvalho; Fábio Bessa Lima; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (3. 2001 São Paulo)
  • Assuntos: HISTOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2001
  • Descrição: Objetivos: Estudar os efeitos do treinamento físico sobre o grau de fosforilação da proteína quinase B (PKB) em adipócitos e no músculo reto abdominal. Métodos e Resultados:Ratos Wistar machos (± 350 g) sedentários (S) e treinados (T-treinamento físico em esteira rolante, 1h/dia, 5 dias/semana, durante 8 semanas) foram sacrificados sendo, a seguir, coletados músculo reto abdominal (RA) e tecido adiposo peri-epididimal (WAT) para obtenção de adipócitos. Em ambos realizou-se Western blot para a determinação do grau de fosforilação da PKB. Adicionalmente foi realizada mensuração da captação de 2-deoxi-glicose nos adipócitos isolados. O grupo T mostrou um aumento do grau de fosforilação da PKB (1,5-2 vezes em relação a S) e da captação de 2-deoxi-glicose (26,7 ± 3,25;45,2 ± 3,7 vs 15,3 ± 0,09;22,6 ± 2,6 pmol.cm-2/3 min em S, p<0,05) no WAT em concentrações basais e maximamente estimuladas por insulina. No RA, o grupo T mostrou um aumento (p<0,05) de 2 vezes no grau de fosforilação basal da PKB em relação a S. Conclusão:1. O treinamento físico induziu aumento da fosforilação basal e maximamente estimulada da PKB em WAT e da basal em RA; 2. Houve uma relação direta entre o aumento da captação de glicose e o grau de fosforilação da PKB
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 1 v., pôster 98.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.