Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva
ABCD PBi
Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva
Autor:
Silva, Tatiana Tavares Da
Orientador:
Prestes, Maria Elice de Brzezinski
Assuntos:
História Da Biologia
;
Charles Darwin
;
Ensino De Ciências
;
Evolução
;
Replicação De Experimentos Históricos
;
Replication Of Historical Experiments
;
History Of Biology
;
Evolution
;
Science Education
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação, inserida em linha de pesquisa de \"História, Filosofia e Cultura no Ensino de Ciências\" trabalhou com a temática replicação de experimentos históricos. A pesquisa, caracterizada por uma abordagem inclusiva da História da Ciência no ensino de Biologia foi orientada pelos seguintes objetivos: 1) desenvolver o estudo de um episódio histórico, sobre experimentos de dispersão de sementes e seu papel na teoria evolutiva de Charles Darwin, descritos no seu livro A origem das espécies; 2) desenvolver um estudo empírico por meio da elaboração, validação, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática; 3) promover a replicação dos experimentos de Darwin como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem da teoria de evolução dos seres vivos; e 4) promover uma abordagem reflexiva de aspectos meta-científicos, particularmente do papel da imaginação e criatividade nas etapas de investigação. O estudo do episódio histórico gerou um material que pode servir de subsídio para o professor que sinta motivado a desenvolver trabalho semelhante em sala de aula, bem como para seus próprios estudantes. Foram produzidos materiais instrucionais e utilizaram-se diferentes estratégias didáticas para a Sequência Didática. O estudo empírico foi aplicado em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola particular, na cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2012. Entre as contribuições e desafios dessa pesquisa para a área de ensino de Ciências e História da Biologia, destacam-se: evidências de que a abordagem histórica é motivadora e facilitadora da aprendizagem; a diversidade de atividades propostas foi citada como importante para a aprendizagem e motivar os alunos a pensar sobre o problema de Darwin e elaborarem hipóteses, mas ao mesmo tempo conduzi-los para que as discussões se encaminhassem para uma replicação, como Darwin fez.
DOI:
10.11606/D.81.2013.tde-25072014-173516
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
Data de criação/publicação:
2013-10-25
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FE - Faculdade de Educação (375.25 S586d )
IF - Instituto de Física (570.7 S581d M Ex. 2 )