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Experiências aos rés do chão - uma visão para a educação popular: estudo de caso sobre o cursinho popular Florestan Fernandes

Tangerino, Stella Verzolla

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2018-09-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Experiências aos rés do chão - uma visão para a educação popular: estudo de caso sobre o cursinho popular Florestan Fernandes
  • Autor: Tangerino, Stella Verzolla
  • Orientador: Kruppa, Sonia Maria Portella
  • Assuntos: Filosofia; Cursinho Popular; Educação Popular; Emancipação; Política Educacional; Movimentos Sociais; Popular Education; Philosophy; Alternative Educational Policies; Emancipation; Social Movements
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nosso estudo oferece a problematização político-pedagógica da experiência docente em um Cursinho Popular Pré Vestibular da Capital paulista (Cursinho Popular Florestan Fernandes), pesquisa que evoca em seus capítulos alguns tensionsamentos: a cultura da elitização do acesso ao ensino superior, os obstáculos ao ingresso no ensino superior pelos alunos de escola pública e a até mesmo como a urbanização de São Paulo tem reproduzido em larga medida, as desigualdades educacionais. Animados da convicção de que a resposta aos desafios que nos colocam as complexas questões da experiência educacional contemporânea somente pode ser pensada e enfrentada criativamente, em espaços de realização histórica não formais, os cursinhos populares acenam como instrumentos alternativos e originais não apenas de inclusão ou de preparo para o vestibular, mas, sobretudo, de um trabalho de empoderamento do estudante. As entrevistas e relatos das práticas que trouxemos afirmam a validade da estrutura do Cursinho como instância de transformação de um interdito inicial em experiências emancipadoras, tarefa que se realiza em conjunto e como ensina-nos Paulo Freire, de modo solidário. À medida em que se desenvolve a temática da construção de espaços que asseguram a oportunidade de acesso dos grupos discriminados, ampliando sua participação em diferentes setores da vida econômica, política, institucional, cultural e social, as reflexões finais do trabalho voltam-se a um olhar sobre o ensino da Filosofia no Cursinho, à maneira socrática: como gesto político e como potência do pensar, reflexo do trabalho de seis anos de docência da autora com essa disciplina.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-12122018-095026
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2018-09-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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