Viagens park and ride por motivo trabalho: estudo de caso na cidade de São Paulo.
ABCD PBi
Viagens park and ride por motivo trabalho: estudo de caso na cidade de São Paulo.
Autor:
Lima Junior, Alberto Benedito De
Orientador:
Waisman, Jaime
Assuntos:
Estacionamentos
;
Estações Metroviárias
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Park And Ride
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Planejamento De Transportes
;
Station
;
Subway
;
Transport
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Engenharia de Transportes
Descrição:
A dissertação tem como objetivo a análise das viagens e das características dos usuários que dirigem automóvel até as estações do sistema de transporte coletivo de alta capacidade, na qual embarcam e prosseguem viagem por motivo trabalho de metrô ou trem. Estuda-se a relação deste tipo de viagem com a acessibilidade ao centro das cidades e com a política e a qualidade de estacionamento para os automóveis junto às estações e no local de trabalho. Através de pesquisas sobre viagens da Região Metropolitana de São Paulo obteve-se dados sobre estas viagens, conhecidas como park and ride, no metrô e nos trens metropolitanos. Foram levantadas as principais zonas de origem e destinos das viagens park and ride, e as estações de trem e metrô com transferências significativas destas viagens, bem como analisados estudos e informações sobre características de estacionamento em estações, padrão das viagens e o perfil do usuário que faz esta troca modal. Analisa-se o comportamento do usuário como objeto de modelagem na sua escolha entre ir direto de automóvel ao trabalho ou ir até a estação dirigindo automóvel e completar a viagem ao trabalho de metrô. Investigam-se estas viagens através da construção de um modelo de escolha discreta baseado na teoria da utilidade aleatória, cujas variáveis são a diferença de tempo de viagem, a diferença de preço de estacionamento e a qualidade do estacionamento junto à estação. Propõe-se um modelo logit binomial e realiza-se um uma pesquisa com usuários do metrô, em um estacionamento de automóveis junto à Estação Tietê, que inclui questões sobre preferência declarada. Com os resultados das entrevistas se faz a calibração e análise comparativa de modelos para simulação da escolha da viagem. Verifica-se que a influência da diferença de tempo entre as viagens tem mais influência que a diferença de preço entre os estacionamentos no centro e junto a estação, na escolha do modo de transporte pelos entrevistados. Nota-se que a qualidade de estacionamento entendida como maior quando localizado dentro da estação e menor quando fora é significativa, provavelmente por proporcionar ao usuário além de economia de tempo, mais comodidade e segurança.
DOI:
10.11606/D.3.2007.tde-07012008-162933
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
Data de criação/publicação:
2007-08-24
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central (FD-4780 )