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Habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico, vivências escolares, recursos e dificuldades da família e de professores de alunos com TDAH caracterização e intervenção

Anaísa Leal Barbosa Abrahão Luciana Carla dos Santos Elias

2021

Available at FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (https://doi.org/10.11606/T.59.2021.tde-15022022-143847 )(GetIt)

  • Title:
    Habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico, vivências escolares, recursos e dificuldades da família e de professores de alunos com TDAH caracterização e intervenção
  • Author: Anaísa Leal Barbosa Abrahão
  • Luciana Carla dos Santos Elias
  • Subjects: RENDIMENTO ESCOLAR; HABILIDADE SOCIAL; COMPORTAMENTO; CRIANÇAS; ADOLESCENTES; TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE; Academic Performance; Adhd; Behavior Problems; Children And Adolescents; Crianças E Adolescentes; Desempenho Acadêmico; Family And Teacher Resources; Habilidades Sociais; Habilidades Sociais Educativas Parentais; Intervenção Psicológica; Parenting Social Skills; Problemas De Comportamento; Professores E Escola; Psychological Intervention; Recursos Familiares E De Professores; Responsáveis; Responsible; School Experience; Social Skills; Tdah; Teachers And School; Vivência Escolar
  • Notes: Tese (Doutorado)
  • Description: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, impulsividade e hiperatividade, interferindo negativamente no desenvolvimento. As habilidades sociais são consideradas fator de proteção, podendo auxiliar crianças e adolescentes com TDAH em suas dificuldades. O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar as habilidades sociais, problemas de comportamento, recursos familiares, desempenho acadêmico e vivência escolar em alunos com diagnóstico de TDAH, e avaliar os efeitos de intervenções psicológicas dirigidas a esses e a um responsável legal. Como objetivos específicos: I- Realizar revisão da literatura sobre habilidades sociais em crianças com TDAH, considerando o período de dez anos; II- Caracterizar os recursos e dificuldades relatados por professoras e crianças com TDAH no contexto escolar; III- Identificar as habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico e recursos familiares de crianças com TDAH, IV- Comparar grupos quanto a indicadores de TDAH (segundo instrumento específico) e uso ou não de medicação; V- Triangular dados qualitativos (respostas atribuídas nas entrevistas e questionários) e quantitativos, de alunos com TDAH (dados sociodemográficos, problemas de comportamento, habilidades sociais, indicadores de TDAH e notas escolares), de suas professoras (dados sociodemográficos) e famílias (recursos familiares); VI-Descrever os efeitos do Promove-Crianças adaptado na promoção de comportamentos habilidosos, redução de problemas de comportamento e sintomatologia de estudantes com TDAH e; VII-Descrever efeitos do Promove-Pais adaptado quanto às práticas educativas de responsáveis legais e de comportamentos habilidosos e problemáticos de filhos com TDAH. Tratou-se de um estudo multimétodos. Participaram 43 estudantes (entre 6 a 12 anos, de escolas
    municipais de uma cidade do interior paulista), 43 responsáveis e 38 professoras na etapa de caracterização. Na etapa de intervenção para estudantes participaram 25 estudantes e 24 responsáveis, distribuídos randomicamente entre os grupos intervenção (GI, N=11) e grupo espera (GE, N=14) e; na intervenção para responsáveis, pariticapram sete responsáveis legais. Os instrumentos foram: entrevistas (alunos) e questionários (professoras); Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS-BR, versão crianças, responsáveis e professores); Escala de Conners (versão responsáveis e professores); Inventário de Recursos Familiares, Strengths and Difficulties Questionnaire-SDQ e, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE- HSE-P) e os Programas Promove-Crianças e Promove-Pais. A coleta de dados ocorreu no período de fevereiro a julho de 2018 (caracterização); de agosto a dezembro de 2019 (intervenção para estudantes de GI); e de fevereiro a março de 2020 (intervenção para as responsáveis de GI); e, para fins éticos, o GE recebeu a intervenção combinada (escolares e responsáveis) de setembro a dezembro de 2021. Os dados foram cotados segundo as proposições de cada instrumento e realizadas as análises pertinentes por meio do Statistical Package for the Social Sciences SPSS-versão 22, Jeffrey's Amazing Statistics Program JASP- versão 0.11.1.0, Interface de R pour les Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires- IRaMuTeQ e análise temática. Os resultados obtidos foram divididos em diferentes manuscritos descritos a seguir. Estudo I, teve como objetivo uma revisão da literatura sobre habilidades sociais em crianças com TDAH, considerando o período de dez anos, cujos resultados apontaram ausência de regularidade nas publicações; poucos estudos nacionais; predomínio de estudos empíricos
    apenas alguns randomizados; tendência do uso de multi-informantes; instrumento SSRS utilizado frequentemente e; déficits nas habilidades sociais de asserção, autocontrole, empatia, cooperação e responsabilidade. A análise de nuvem de palavras evidenciou presença de problemas de comportamento; dificuldades acadêmicas, domésticas e com pares; promoção de repertório comportamental após intervenção e; ausência de intervenções dirigidas à professores. O Estudo II, teve por objetivo caracterizar os recursos e dificuldades relatados por professoras e crianças com TDAH no contexto escolar; os resultados indicaram na maioria das palavras utilizadas pelas crianças e professoras, acentuada presença nos sentidos evocados de dificuldades em diferentes frentes como: nas relações sociais ou de aprendizagem das crianças; em relação aos recursos que poderiam auxiliar as professoras; no manejo das crianças em relação aos sintomas do TDAH e; na falta de formação continuada das professoras. O Estudo III, teve como objetivo geral identificar habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico e recursos familiares de crianças com TDAH; como objetivo específico comparar alunos quanto a indicadores de TDAH e uso ou não de medicação. Os resultados indicaram alunos com escores superiores a amostra de referência em Problemas de Comportamento e Habilidades Sociais e inferiores em classes de habilidades sociais e Competência Acadêmica; recursos familiares presentes e; notas acima de 5,0 como média escolar. O Estudo IV teve como objetivo triangular dados qualitativos e quantitativos de alunos com TDAH, de seus professores e famílias. Foi evidenciado destaque nas variáveis obtidas nas triangulações de crianças e professoras, como idade, tempo de formação e de atuação das professoras, revelando assim, a influência da atuação docente neste contexto. O
    Estudo V, teve por objetivo descrever os efeitos do Promove-Crianças adaptado na promoção de comportamentos socialmente habilidosos e redução de problemas de comportamento e sintomatologia de estudantes com TDAH. Os resultados mostraram diferenças significativas quanto a ganhos de GI em comportamentos habilidosos, diminuição de problemas comportamentais e diminuição de sintomas de TDAH em comparação ao GE. No Estudo VI, o objetivo foi descrever efeitos do Promove-Pais adaptado quanto às práticas educativas de responsáveis legais e de comportamentos habilidosos e problemáticos de filhos com TDAH. Os resultados assinalaram ganhos em práticas educativas positivas, diversidade de interações, habilidades sociais dos filhos e; diminuição dos problemas de comportamento, sintomatologia de TDAH e práticas educativas negativas. Conclui-se que os dados oriundos da caracterização, revelaram os recursos e as dificuldades dos alunos, bem como subsidiaram o desenho das intervenções oferecidas, as quais se mostraram benéficas aos envolvidos em diferentes aspectos comportamentais, favorecendo as relações interpessoais. Embora seja evidente o alcance de apoio aos escolares com TDAH e famílias, acredita-se que a inserção do contexto escolar, sobretudo dos professores, poderia potencializar os ganhos obtidos, beneficiando o microssistema escolar e seus atores
  • Creation Date: 2021
  • Format: 99 p anexos.
  • Language: Portuguese

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