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Método para avaliação da tecnologia biométrica na segurança de aeroportos

Alexandre Fernandes de Moraes João Batista Camargo Júnior 1958-

2006

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FD-4275 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Método para avaliação da tecnologia biométrica na segurança de aeroportos
  • Autor: Alexandre Fernandes de Moraes
  • João Batista Camargo Júnior 1958-
  • Assuntos: BIOMETRIA; RECONHECIMENTO DE IMAGEM; AEROPORTOS (SEGURANÇA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Sistemas Digitais
  • Descrição: A segurança nos aeroportos tornou-se uma das maiores prioridades após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. O terrorismo demonstrou várias vulnerabilidades e ameaças na segurança dos aeroportos. O foco deste trabalho é a pesquisa, análise e avaliação de soluções baseadas em tecnologia biométrica aplicadas à segurança dos aeroportos. A biometria é usada na identificação automática dos funcionários dos aeroportos, dos passageiros e da tripulação. Neste trabalho são apresentados os principais sistemas biométricos, detalhes de funcionamento, aplicações e projetos pilotos realizados em outros países. Desta maneira, busca-se definir diretrizes para a concepção de um modelo para os aeroportos brasileiros. A maneira de se ponderar os pontos fortes e fracos de cada um dos projetos piloto foi a criação de um método de avaliação pelo qual uma pontuação é atribuída a cada projeto, baseando-se em um conjunto de métricas como: características globais do sistema, procedimentos de cadastramento das características biométricas, cartão de identificação no sistema, base de dados, infra-estrutura e indicadores de desempenho. Segundo este método, avaliou-se sistemas de reconhecimento baseados em: impressão digital, íris, geometria das mãos e da face, utilizados hoje nos principais projetos piloto como: US Visit nos Estados Unidos, RAIC no Canadá, FACIT na Islândia, Aeroporto Ben Guron em Israel, entre outros. A partir deste estudo, são avaliados pontos fortes e
    fracos de cada projeto, permitindo a definição e diretrizes para a criação de um modelo brasileiro, mais robusto, confiável e adequado às necessidades e ao interesse nacional
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 230 p.
  • Idioma: Português

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