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Aspectos do desenvolvimento de para-choque de veículos de passeio para o mercado brasileiro relativos ao impacto à baixa velocidade.

Barros, Eduardo Marques De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2018-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos do desenvolvimento de para-choque de veículos de passeio para o mercado brasileiro relativos ao impacto à baixa velocidade.
  • Autor: Barros, Eduardo Marques De
  • Orientador: Alves, Marcelo Augusto Leal
  • Assuntos: Automóveis; Para-Choques; Vehicles Bumpers
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Notas Locais: Programa Engenharia Automotiva
  • Descrição: Segundo a Organização Mundial da Saúde, a previsão é que as lesões em incidentes de trânsito subirão do atual décimo lugar para ocupar o terceiro na ordem internacional de doenças até 2030. Com o objetivo de melhoria da segurança veicular, países de economia avançada da Europa e América do Norte realizaram vários estudos e elaboraram legislações específicas com relação ao impacto a baixa velocidade de veículos. As especificações de testes compreendem normas relacionadas a danos ocasionados ao veículo, a proteção dos ocupantes e a proteção de pedestres. No Brasil ainda não existe nenhuma legislação definida sobre este tema até o momento, relacionado ao desenvolvimento de produto ligado à proteção de pedestres. Neste contexto, os para-choques de um automóvel são peças projetadas para absorver a energia e transferir controladamente a tensão para a carroceria quando impactado, fornecendo proteção à carroceria, seus componentes e passageiros durante eventuais colisões; além de ser o primeiro ponto de impacto em pedestres no caso de eventual atropelamento. Este estudo tem como objetivo apresentar as principais práticas realizadas internacionalmente, entendendo os aspetos importantes para o desenvolvimento de para-choques com relação a impactos de baixa velocidade e que poderão ser utilizadas futuramente em veículos projetados para mercados emergentes.
  • DOI: 10.11606/D.3.2018.tde-21092018-143029
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2018-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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