skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Recursos e técnicas vocais na preparação do ator para o uso profissional da voz

Lidianne Alves Ribeiro Millena Maria Ramalho Matta; Kelly Cristina Alves Silvério; Alcione Ghedini Brasolotto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (22. 2014 Bauru)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014

São Paulo Universidade de São Paulo 2014

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (SRI )(Acessar)

  • Título:
    Recursos e técnicas vocais na preparação do ator para o uso profissional da voz
  • Autor: Lidianne Alves Ribeiro
  • Millena Maria Ramalho Matta; Kelly Cristina Alves Silvério; Alcione Ghedini Brasolotto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (22. 2014 Bauru)
  • Assuntos: VOZ PROFISSIONAL; ATORES; QUESTIONÁRIOS
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Embora alguns autores afirmem que há necessidade cada vez maior de realizar estudos voltados aos cuidados de saúde e preparo vocal, direcionados aos atores, nota-se que há poucos estudos realizados. Não há clareza quanto a qual formação os profissionais que atuam com a preparação vocal do ator possuem, bem como qual é o trabalho desenvolvido por eles. Há necessidade de esclarecimentos quanto aos recursos utilizados pelo ator em sua preparação vocal e de que forma os atores recebem informações sobre o assunto. Objetivo: investigar entre atores, fonoaudiólogos e preparadores vocais as características, formação artística, rotina de trabalho e quais os recursos e técnicas utilizadas por estes profissionais para o aperfeiçoamento vocal, em relação à prática de aquecimento e desaquecimento vocal, corporal e questões sobre saúde vocal e o perfil profissional para o trabalho com atores. Método: participaram do estudo 26 atores, de ambos os sexos (14 do sexo masculino, com média de idade = 35 anos; 12 do sexo feminino, com média de idade = 32 anos), 21 fonoaudiólogos, de ambos os sexos (20 do sexo feminino, média de idade = 37 anos; 1 do sexo masculino, idade = 42 anos) e dois preparadores vocais do sexo masculino (média de idade = 34 anos). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, logo depois receberam o link para responder o questionário online contendo questões abertas e fechadas. Resultados: ambas as classes possuem alguma formação artística, apresentam rotina de trabalho com o aquecimento vocal e corporal. Porém no caso do desaquecimento vocal e corporal a prática não é uma rotina. Os objetivos dos exercícios vocais foram mencionados pela maioria dos participantes e não especificamente o exercício propriamente dito. Todos declararam conhecer e repassar orientações quanto à saúde vocal.
    Conclusão: nota-se que há comunicação entre as três classes, mas ainda com informações insuficientes. Todos os atores declararam realizar aquecimento vocal e essa é uma prática que parece ser uma rotina nas vezes que se apresentam. Porém, a prática de desaquecimento vocal não é rotina entre os participantes.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 4 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.