skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

IDENTIDADE E VOCAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Antonio Joaquim Severino

Ideação (Cascavel), 2019-11, Vol.20 (2) [Periódico revisado por pares]

Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    IDENTIDADE E VOCAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
  • Autor: Antonio Joaquim Severino
  • Assuntos: Pesquisa educacional ; Prática científica ; Pós-Graduação ; Ética na pesquisa
  • É parte de: Ideação (Cascavel), 2019-11, Vol.20 (2)
  • Descrição: O ensaio defende ser a pós-graduação stricto sensu lugar da produção do conhecimento científico, razão pela qual se justifica a centralidade da pesquisa nesse espaço. Explicita cinco finalidades que configuranm as vocações desse grau de formação: produzir conhecimento novo, aprofundar o conhecimento da área de formação profissional, formar novos pesquisadores, qualificar o docente do ensino superior e formar intelectuais orgânicos na cultura da área. Para construir o conhecimento do objeto que aborda, a pesquisa apoia-se em suportes epistemológicos, metodológicos e técnicos. A referência epistemológica se reporta à concepção do pesquisador quanto à relação sujeito/objeto. A referência metodológica vincula-se ao modo pelo qual o pesquisador aborda seu objeto, em coerência com seu suporte epistemológico e referência técnica abrange os procedimentos operativos necessários para a aplicação da metodologia. A estratégia técnico-metodológica tem dois vetores: um geral, cuidando dos procedimentos gerais da ciência e outra, específica, dos procedimentos pertinentes a cada campo de conhecimento, em particular. Mostra que a vida científica no âmbito da pós-graduação envolve ainda outras exigências: a relevância social dos temas estudados; a sensibilidade política e a legitimidade ética.
  • Editor: Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.