skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Expectativas dos alunos de graduação em relação à importância da disciplina de Bioquímica na sua futura atuação profissional

Natália Fernanda Garro Monteiro Flávia Godoy Iano; Thelma Lopes da Silva; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (15. 2007 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2007

São Paulo Universidade de São Paulo 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expectativas dos alunos de graduação em relação à importância da disciplina de Bioquímica na sua futura atuação profissional
  • Autor: Natália Fernanda Garro Monteiro
  • Flávia Godoy Iano; Thelma Lopes da Silva; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Rodrigo Cardoso de Oliveira; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (15. 2007 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: BIOQUÍMICA; CURSO DE GRADUAÇÃO (ODONTOLOGIA)
  • É parte de: Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 232
  • Descrição: Objetivo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a percepção do aluno de graduação (primeiro ano) dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia sobre sua perspectiva no uso dos conhecimentos de bioquímica para sua futura profissão além da opinião sobre a adequação do conteúdo da disciplina e conduta pedagógica dos professores responsáveis pela disciplina. Metodologia: Foram propostos dois questionários simples, composto de questões de múltipla escolha e questões abertas sobre a disciplina de bioquímica. Os questionários foram aplicados aos alunos da graduação (primeiro ano) do curso de Odontologia e Fonoaudiologia da FOB-USP, ao início e final do curso de bioquímica básica. Os alunos responderam às questões, de forma voluntária, sem a necessidade de se identificarem. Após a coleta dos questionários preenchidos as respostas foram tabuladas (questões de múltipla escolha) e avaliadas quanto ao conteúdo escrito (questões abertas), indicando a opinião do aluno em relação a cada questão. Resultados: Na grande maioria das questões de múltipla escolha, tanto os alunos de Fonoaudiologia como Odontologia, a opinião predominante dos alunos foi de julgarem importante a disciplina de Bioquímica na sua atuação profissional (82,6% e 80,6% dos alunos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia, respectivamente) bem como de seu uso efetivo no cotidiano clínico (86,2% e 94,7% dos alunos do curso de Fonoaudiologia e Odontologia, respectivamente). Conclusão: O
    desenvolvimento da disciplina foi aprovado pela maioria dos alunos, no entanto alguns pontos como integração de aulas teóricas e práticas parecem ter espaço para melhora. Podemos concluir que os alunos têm a noção da importância da bioquímica para o seu curso
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: ficha 1911.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.