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Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson

Costa, Paula Mermelstein

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson
  • Autor: Costa, Paula Mermelstein
  • Orientador: Goldberg, Sonia Salzstein
  • Assuntos: Pintura Contemporânea; Narrativa; Mamma Andersson; Luc Tuymans; Literalidade; Kerry James Marshall; Literality; Narrative; Contemporary Painting
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: Esta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela.
  • DOI: 10.11606/D.27.2022.tde-12012023-143637
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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