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Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários.

Klincevicius, Mary Gisele Yoshimori

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2011-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo de propriedades, de tensões e do comportamento mecânico de lastros ferroviários.
  • Autor: Klincevicius, Mary Gisele Yoshimori
  • Orientador: Bernucci, Liedi Légi Bariani
  • Assuntos: Ferrovia; Lastro Ferroviário; Mecânica Da Via Férrea; Ballast; Permanent Way Mechanics; Railway
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: A baixa participação do transporte ferroviário e a predominância do modo rodoviário no Brasil decorrem de opções políticas e econômicas adotadas no passado e estão associadas a problemas como a indisponibilidade de rotas, a reduzida flexibilidade das operações e a baixa velocidade. No entanto, ferrovias apresentam vantagens que as tornam adequadas para o transporte de cargas em m país de grandes dimensões territoriais como o menor custo e a menor emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Como o desempenho de uma ferrovia depende tanto das características tecnológicas da via, como dos veículos que nela trafegam, é necessário, para aumentar a participação do modo ferroviário e adequar a matriz de transporte brasileira, que conhecimentos relativos ao planejamento, implantação, manutenção sejam desenvolvidos e aprimorados. É no contexto de contribuir para a compreensão do comportamento mecânico da via e aumento da vida útil da camada de lastro que esse estudo se insere. As propriedades mecânicas do lastro alteram-se ao longo do tempo, com os vazios entre as partículas sendo preenchidos com materiais mais finos. Consequentemente, a permeabilidade do lastro diminui. Por esses motivos, a compreensão do comportamento mecânico do lastro e dos fatores que contribuem para sua degradação é essencial para a redução de operações de manutenção e aumento da vida útil da camada. Experimentalmente, foram comparados materiais de mesma origem mineralógica obtidos por processos de britagem diferentes, com o intuito de determinar se a inserção de um britador terciário na linha de produção pode contribuir para o aumento da vida útil desta camada. Além disso, investigam-se os fatores que influenciam a transmissão de tensões que ocorrem entre os elementos da via permanente, procurando-se determinar quais deles condicionam mais as tensões que atuam na camada de lastro.
  • DOI: 10.11606/D.3.2011.tde-27032012-121114
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2011-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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