skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem

Daniela Miori Pascon Débora Rodrigues Vaz; Heloisa Helena Ciqueto Peres; Valeria Marli Leonello

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20220058, 2022

São Paulo 2022

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PERES. H. H. C. doc 120e )(Acessar)

  • Título:
    Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
  • Autor: Daniela Miori Pascon
  • Débora Rodrigues Vaz; Heloisa Helena Ciqueto Peres; Valeria Marli Leonello
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM -- EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS -- ENFERMAGEM
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20220058, 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pXTkVJBq8XwHPzT7hjcBpgh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2023
  • Descrição: Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão: A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e20220058.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.