skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Avaliação da saúde bucal em crianças de 12 a 72 meses de idade freqüentadoras de creches de Bauru-SP

Marina Maguollo M. P Prestes; A. C Magalhães; H. M Honório; T. M Oliveira; T. C Silva; V. T Sakai; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (22. 2005 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 19, p. 99, Sept. 2005. Supplement

São Paulo 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da saúde bucal em crianças de 12 a 72 meses de idade freqüentadoras de creches de Bauru-SP
  • Autor: Marina Maguollo
  • M. P Prestes; A. C Magalhães; H. M Honório; T. M Oliveira; T. C Silva; V. T Sakai; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (22. 2005 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: SAÚDE BUCAL (AVALIAÇÃO)
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 19, p. 99, Sept. 2005. Supplement
  • Descrição: Face à necessidade de conhecimento do quadro de saúde bucal de crianças na primeira infância, este estudo epidemiológico transversal teve como objetivo avaliar, em crianças de 12 a 72 meses de idade, o ceos e o ceos-modificado (incluindo lesões de manchas brancas), a prevalência de hipoplasia de esmalte, a ocorrência de mordida aberta anterior, mordida cruzada e a prevalência de desgaste dentário nas crianças da amostra.O estudo foi realizado em 722 crianças de ambos os sexos com idade média de 46 meses, que freqüentavam creches municipais de Bauru-SP. O exame clínico foi realizado por três examinadores previamente calibrados (kappa > 0,8) e três anotadores. Os dados foram transcritos em formulário próprio. Após análise estatística descritiva dos dados, os resultados obtidos para o ceos e o ceos-modificado foram 1,58 e 1,78, respectivamente. A prevalência de hipoplasia foi de 9,03% (n = 66), a prevalência de desgaste foi de 25,90% nos incisivos, 31,70% nos caninos e 0,54% nos molares. Para má-oclusão registrou-se 29,03% da amostra (n = 210), em que 87,61% (n = 184) representavam mordida aberta e 17,14%, mordida cruzada. Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que a modificação do índice ceos não apresentou diferença significante quando comparado ao índice convencional, houve uma elevada prevalência de desgaste e a maioria dos indivíduos examinados apresentou um quadro satisfatório de saúde bucal.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 99, resumo Ic082.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.