Efeito do análogo do hormômio tireoideano (GC-24) sobre a biogênese mitocondrial no músculo esquelético
ABCD PBi


Efeito do análogo do hormômio tireoideano (GC-24) sobre a biogênese mitocondrial no músculo esquelético

  • Autor: A. D. M. N. Storelli
  • R. M Saltão; Elen Haruka Miyabara; I. L Baptista; A. G Soares; T. S Scanlan; T. S Abrahanson; Anselmo Sigari Moriscot; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE (19. 2004 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: HISTOLOGIA
  • É parte de: Resumos Águas de Lindóia, São Paulo: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004
  • Notas Locais: Disponível somente em CD-ROM
  • Descrição: Objetivo: O hormônio tireoideano (T3) é responsável por diversas alterações no organismo, incluindo aumento do metabolismo, biogênese mitocondrial, conversão de fibras musculares esqueléticas do tipo I para tipo II e aumento da termogênese. Apesar de ser bem conhecido que as ações do T3 são mediadas por receptores nucleares (TRa e TRb), ainda não foi bem estudada a participação destas isoformas sobre os efeitos acima mencionados. Portanto o objetivo do presente trabalho foi verificar o efeito do agonista específico para isoforma TRb (GC-24), sobre a biogênese mitocondrial em um músculo esquelético de contração rápida (EDL).Métodos e Resultados: Ratos Wistar (200-220g) foram divididos em 3 grupos: controle (C), tratado com 100 doses fisiológicas de T3 por uma semana (T3) e tratado com o doses equimolares (em relação ao grupo tratado com T3) de GC-24 por uma semana (GC-24). Foi avaliada a razão área mitocondrial/área citoplasmática (AM/AC) no músculo EDL dos três grupos através da análise de eletromicrografias, com o auxílio do softwear Image Pro-plusR. Para análise estatística foram utilizadas a análise de variância (Anova) e o teste Tukey's de comparação múltipla. Como esperado, o tratamento com T3 aumentou fortemente (~3 vezes) a razão AM/AC em relação ao grupo controle (14,7±2,4 vs 5,14 ±2,3% respectivamente, p<0,001). Por outro lado, o GC-24 não provocou alteração na razão AM/AC em relação ao grupo controle (3,15±0,8 vs 5,14 ±2,3%, p>0,05). Conclusões: Como o grupo
    GC-24 não apresentou diferença significativa em relação ao grupo controle na razão AM/AC, e considerando o GC-24 é um composto TRb seletivo, concluímos que a biogênese mitocondrial desencadeada pelo T3 no músculo estriado esquelético de contração rápida é mediada por TRa.
  • Editor: Águas de Lindóia, São Paulo Federação de Sociedades de Biologia Experimental
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: res. 08.004.
  • Idioma: Português