skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A passagem pelo sistema de ensino em três gerações classe e gênero na segmentação do sistema de ensino

Graziela Serroni Perosa

Educação & Sociedade Campinas v. 31, n. 111, p. 391-409, abr./jun. 2010

Campinas 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A passagem pelo sistema de ensino em três gerações classe e gênero na segmentação do sistema de ensino
  • Autor: Graziela Serroni Perosa
  • Assuntos: EDUCAÇÃO FEMININA -- SÉCULO 20 -- SÃO PAULO (SP); ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL; RELAÇÕES DE GÊNERO
  • É parte de: Educação & Sociedade Campinas v. 31, n. 111, p. 391-409, abr./jun. 2010
  • Descrição: Este artigo analisa os investimentos educativos diferenciados, realizados por três gerações de famílias inseridas em um grupo socialmente privilegiado. A análise centra-se na discussão de como, de uma geração a outra, a passagem pelo sistema de ensino esteve na base dos processos de diferenciação social entre os indivíduos. O material empírico trabalhado foi obtido no quadro de uma pesquisa de doutorado, na qual identifiquei a escola de nível secundário e as trajetórias sócio-profissionais de oitenta e duas mulheres, ex-alunas de três escolas católicas de São Paulo. Discute se modificações estruturais, de longa duração, tais como a expansão do acesso ao ensino, o investimento crescente das meninas nos caminhos da escolarização e a conotação sexual dos percursos escolares. Por meio da comparação sistemática da passagem pelo sistema de ensino e de ingresso no ensino superior é possível verificar a maneira pela qual a ordem social foi transposta para o universo escolar definindo os horizontes possíveis para cada um
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 391-409.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.