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Brain activity and upper limb movement analysis in children with Down syndrome undergoing transcranial direct current stimulation combined with virtual reality training study protocol for a randomized controlled trial

Jamile Benite Palma Lopes Isabela Marques Miziara; Daniel Kahani; Rodolfo Borges Parreira; Natália de Almeida Carvalho Duarte; Roberta Delasta Lazzari; Lucas Villalta Santos; Carlos Bandeira de Mello Monteiro; Deborah Carvalho da Silva Cardoso; Juliana de Oliveira Hassel Mendes; Vera Lucia dos Santos Alves; Iransé Oliveira Silva; Luis Vicente Oliveira; Bernard Arthur Conway; Manuela Galli; Veronica Cimolin; Claudia Santos Oliveira

Trials London v. 23, n. 87, p. 01-14, 2022

London 2022

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  • Título:
    Brain activity and upper limb movement analysis in children with Down syndrome undergoing transcranial direct current stimulation combined with virtual reality training study protocol for a randomized controlled trial
  • Autor: Jamile Benite Palma Lopes
  • Isabela Marques Miziara; Daniel Kahani; Rodolfo Borges Parreira; Natália de Almeida Carvalho Duarte; Roberta Delasta Lazzari; Lucas Villalta Santos; Carlos Bandeira de Mello Monteiro; Deborah Carvalho da Silva Cardoso; Juliana de Oliveira Hassel Mendes; Vera Lucia dos Santos Alves; Iransé Oliveira Silva; Luis Vicente Oliveira; Bernard Arthur Conway; Manuela Galli; Veronica Cimolin; Claudia Santos Oliveira
  • Assuntos: SÍNDROME DE DOWN; REALIDADE VIRTUAL -- REABILITAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PERCEPTOMOTOR; APRENDIZAGEM PERCEPTOMOTORA
  • É parte de: Trials London v. 23, n. 87, p. 01-14, 2022
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s13063-022-06014-4. Acesso em: 17 maio 2022
  • Descrição: Crianças com Síndrome de Down têm habilidades funcionais e sensoriais mais pobres em comparação com crianças com desenvolvimento típico. O treinamento em realidade virtual (RV) pode ajudar a melhorar essas habilidades. Além disso, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) alcançou resultados promissores em termos de potencialização dos efeitos da terapia física e sensorial por meio da modulação da excitabilidade cortical. Métodos/design: Duas investigações são propostas: (1) um estudo observacional com amostra de conveniência composta por crianças com Síndrome de Down (grupo 1 – idade cognitiva de 6 a 12 anos de acordo com a Escala de Inteligência Abreviada de Wechsler) e crianças com desenvolvimento típico de 6 a 12 anos de idade (grupo 2). Ambos os grupos passarão por avaliações em um único dia envolvendo análise tridimensional dos movimentos dos membros superiores, análise da atividade muscular dos músculos bíceps e tríceps braquial e análise das variáveis ​​visuoespaciais e cognitivo-motoras. (2) Análise da intervenção clínica: será realizado um estudo piloto e ensaio clínico envolvendo indivíduos com Síndrome de Down (idade cognitiva de 6 a 12 anos de acordo com a Escala de Inteligência Abreviada de Wechsler). A amostra será definida após a realização de um estudo piloto com a mesma metodologia que será utilizada no estudo principal. Os participantes serão alocados aleatoriamente em dois grupos: um grupo experimental submetido à ETCC anódica combinada com um jogo de RV e uma tarefa motora manual e um grupo controle submetido à ETCC simulada combinada com um jogo de RV e uma tarefa motora manual. O protocolo de treinamento envolverá 10 sessões de ETCC ativa ou simulada durante jogos de memória e tarefas motoras. Serão realizadas três sessões de 20 minutos por semana, totalizando 10 sessões.
    As avaliações serão realizadas em três momentos distintos: pré-intervenção, pós-intervenção (após 10 sessões) e seguimento (1 mês após a intervenção). As avaliações consistirão em análises de sinais eletroencefalográficos, sinais eletromiográficos do bíceps e tríceps braquial, e a reconstrução tridimensional do movimento de alcance. Os resultados serão analisados ​​estatisticamente com o nível de significância estabelecido em 5% (p ≤ 0,05). Discussão: Acredita-se que a otimização dos resultados obtidos com o treinamento em realidade virtual esteja relacionada à experiência interativa com uma ampla gama de atividades e cenários envolvendo múltiplos canais sensoriais e a criação de exercícios cuja intensidade pode ser ajustada às necessidades das crianças. Portanto, o estudo proposto visa complementar a literatura com mais informações sobre tDCS e treinamento em RV considerando diferentes variáveis ​​para fornecer à comunidade científica dados clínicos sobre essa combinação de intervenções. Registro de avaliação Protocolo do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) número RBR-43pk59 registrado em 27 de março de 2019 https://ensaiosclinicos.gov.br/rg/RBR-43pk59 e Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos número 3.608.521 aprovado em 30 de setembro de 2019. Versão do protocolo 2021 20 de outubro. Quaisquer alterações no protocolo serão informadas aos comitês e aprovadas. O consentimento informado será obtido de todos os participantes pelo coordenador da pesquisa clínica e pelo investigador principal
  • Editor: London
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p. 01-14.
  • Idioma: Inglês

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