skip to main content

Perdas na visão de cores e de contrastes associados ao uso de cloroquina um estudo em dois centros

Mirella Gualtieri R M A Santos; C T Pinto; M Fernandes da Costa; A L de A Moura; A Raiol Rodrigues; M de F L da C Sauma; J M de Souza; L C de L Silveira; Dora Selma Fix Ventura; Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento (12. 2002 São Paulo)

São Paulo : ICB/SBIB, 2002 Programa e Resumos

São Paulo ICB/SBIB 2002

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM= SJo/31) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Perdas na visão de cores e de contrastes associados ao uso de cloroquina um estudo em dois centros
  • Autor: Mirella Gualtieri
  • R M A Santos; C T Pinto; M Fernandes da Costa; A L de A Moura; A Raiol Rodrigues; M de F L da C Sauma; J M de Souza; L C de L Silveira; Dora Selma Fix Ventura; Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento (12. 2002 São Paulo)
  • Assuntos: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; FÁRMACOS; VISÃO; TESTES PSICOLÓGICOS
  • É parte de: São Paulo : ICB/SBIB, 2002 Programa e Resumos
  • Descrição: Objetivo: Avaliar a existência de perdas funcionais da visão de usuários de cloroquina medindo discriminação cromática em elipses de MacAdam e sensibilidade ao contraste de luminância, num estudo conjunto da Universidade de São paulo (USP), em Sâo Paulo e da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Métodos e Resultados: Usuários de cloroquina sem retinopatia foram examinados em São paulo (n=10; idades=38 a 71 anos, média=55.8 anos) e em Belém (n=22; idades= 20 a 67 anos; média=40.0 anos). Dose acumulada prescrita foi de 45 a 430 g (média=213.4; dp=152) para o grupo de São paulo e de 36 a 540 g (média=173.7; dp=182,6) par ao de Belém. Sujeitos foram avaliados nos eixos protan, deutan e tritan do teste Trivector e foram determinados três elipses de MacAdam. Foram também avaliados em testes de visão de cores de arranjos de peças: o Farnsworth-Munsell Hue 100 (FM100), em São paulo e Belém, e nos testes Lanthony dessaturado e Farnsworth D 15 em São Paulo. Em Belém também testados no teste PSCYHO de sensibilidade ao contraste de luminância. Nove dos dez sujeitos testados em São paulo e 12 dos 22 em Belém, apresentaram discromatopsia adquirida. Foram encontrados casos de perdas seletivas (6/10 em São Paulo e 3/22 em Belém) e difusas (3/10) em São Paulo e 9/22 em Belém). Apesar de terem sido detectadas perdas no FM100, não houve correlação entre o escore de erro nesse teste e a área das elipses do CCT. Lanthony desaturado foi mais sensível e próximo do CCT que o FM100. Farnsworth D15 não foi suficiente sensível para detectar perdas. A sensibilidade ao contraste estava dentro dos padrões normais para todos os testados. Conclusão: Usuários de cloroquina, apresentaram alterações funcionais da visão de cores e não de constraste de liuminância. testes mais sensíveis foramo CCT e o Lanthony dessaturado, que oferecem avaliação detalhada e testagem rápida.
    Recomenda-se a testagem periódica da visão de cores nesses pacientes
  • Editor: São Paulo ICB/SBIB
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: p. 61.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.