skip to main content

Ensinar metodologia questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo

Luís Mauro Sá Martino Rafael Grohmann

Comunicação & Educação São Paulo v. 22, n. 2, p. 21-35, jul./dez. 2017

São Paulo 2017

Acesso online

  • Título:
    Ensinar metodologia questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo
  • Autor: Luís Mauro Sá Martino
  • Rafael Grohmann
  • Assuntos: METODOLOGIA DA PESQUISA -- ESTUDO E ENSINO; EPISTEMOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO; TEORIA DA COMUNICAÇÃO -- ESTUDO E ENSINO; JORNALISMO -- ESTUDO E ENSINO; PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR -- BRASIL
  • É parte de: Comunicação & Educação São Paulo v. 22, n. 2, p. 21-35, jul./dez. 2017
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p21-35. Acesso em: 13 abr. 2021
  • Descrição: A disciplina “metodologia de pesquisa”, tal como ensinada nas graduações de comunicação, pode ser vista como um microcosmos das questões epistemológicas da área. Este artigo analisa os programas de ensino de trinta universidades para delinear algo do que se pensa sob esse nome nos cursos de comunicação com habilitação em jornalismo. A análise indica três elementos: (a) há uma preocupação maior com questões sobre conhecimento e ciência do que com comunicação; (b) escrita e formatação superam problemáticas epistemológicas; assim como (c) as particularidades da pesquisa em comunicação quase não são endereçadas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 21-35.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.