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Jornalismo e cidadania: o direito à informação e o telejornal Repórter Brasil da TV Brasil

Gentilli, Davi Lopes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2013-11-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Jornalismo e cidadania: o direito à informação e o telejornal Repórter Brasil da TV Brasil
  • Autor: Gentilli, Davi Lopes
  • Orientador: Koshiyama, Alice Mitika
  • Assuntos: Cidadania E Direito À Informação; Jornalismo; Telejornal Repórter Brasil; Tv Brasil; Tv Pública; Citizenship And Right Of Information; Newscast Reporter Brasil; Public Television
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação tem como objetivo analisar em que medida o telejornal Repórter Brasil Noite, exibido na emissora pública TV Brasil, pratica um jornalismo que contribui com o direito à informação, discutido a partir da reflexão teórica sobre a construção da cidadania e a sua interface com o jornalismo. As conceituações clássicas da cidadania foram analisadas, fazendo um paralelo com o desenvolvimento histórico do jornalismo. Percebemos que os valores atribuídos à prática do jornalismo ao longo da sua história determinaram a sua interface com o Estado e com as demandas de direitos referentes a essa prática, num movimento que culminou no direito à informação, que pode ser considerado como direito civil, político e social. O jornalismo é compreendido como uma forma de conhecimento gerada por meio de procedimentos da prática profissional alimentado pelos acontecimentos cotidianos. No entanto, por sua configuração comercial predominante, os veículos de comunicação, reproduzem a ideologia de produtividade nas redações, o que impede a reflexão necessária na prática jornalística, e atuam deliberadamente defendendo seus interesses econômicos. Em tese, o veículo público pode dar condições para a prática do jornalismo livre das determinações econômicas inerentes aos meios privados. Para tanto, um veículo público de comunicação deve ter como base um modelo de gestão e financiamento que permita sua autonomia com relação aos governos e ao mercado. A pesquisa empírica consistiu na coleta de dados de uma amostragem de seis edições do telejornal em semana artificial, submetida a uma análise quantitativa e, numa etapa posterior, a uma análise qualitativa de uma matéria selecionada de cada um dessas seis edições. Constatamos, por fim, que a TV Brasil encontra dificuldades para produzir um jornalismo que contribua plenamente para o direito à informação.
  • DOI: 10.11606/D.27.2013.tde-27022014-165159
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2013-11-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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