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FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL

Guerch, Cristiane Ambros

Holos (Natal, RN), 2019-12, Vol.6 (6), p.1-17 [Periódico revisado por pares]

Natal: Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

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  • Título:
    FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: UM SABER PLURAL
  • Autor: Guerch, Cristiane Ambros
  • Assuntos: diversidade ; Education ; formação docente ; gênero ; Knowledge acquisition ; Teacher education ; Teachers ; Teaching ; Training
  • É parte de: Holos (Natal, RN), 2019-12, Vol.6 (6), p.1-17
  • Descrição: O presente artigo tem por objetivo investigar se as temáticas de gênero e diversidade são abordadas na formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Ainda, qual o peso que essa formação traz para a construção do saber docente, este analisado a partir das perspectivas de Tardif (2011), Imbernón (2005) e Cunha (2010). O trabalho docente constitui-se de sua prática a qual é construída a partir dos saberes que o docente adquire ao longo de sua vida, ante as relações que produz com seus colegas, com discentes e sociedade. Por isso, o exercício da docência supõe necessariamente um processo de formação permanente e que estimule os profissionais a serem protagonistas nesse processo de (re) significação de concepções culturais e históricas ainda muito arreigadas às discriminações. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, a partir de um procedimento de investigação documental, onde foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso, buscar-se-á refletir acerca das questões de formação docente e a construção dos saberes que fazem parte do construto pessoal de cada docente. Essa pesquisa confirmou a necessidade de que a formação inicial dos licenciandos contemple, de forma ainda mais ampla, as temáticas de gênero e diversidade, já que ao atuar dentro do ambiente escolar, local de tantas heterogeinidades, o docente necessita subsídios reflexivos e críticos para saber abordar tais temáticas e conseguir elaborar espaços de discussão e promoção de uma educação que combata as discriminações e não reproduza estereótipos. 
  • Editor: Natal: Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Idioma: Inglês;Português

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