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Importância da Aula Pratica nos Programas de Pós-graduação em Microbiologia: Caracterização de β-lactamases como Modelo de Ensino

Thais Sebastiana Porfida Ferreira Débora Dirani Sena de Gobbi; Luisa Zanolli Moreno; Michele Medeiros; Mônica Alejandra Pavez Aguilar; Helena Gabriela Turano; Lara Mendes de Almeida; Livia Carminato Balsalobre; Milena Dropa; Miriam Lopes da Silva; Ednei da Assunção Antunes Coelho; Patricia Pereira de Souza; Nilton Lincopan; Congresso Brasileiro de Microbiologia (26. 2011 Foz do Iguaçu - Paraná)

São Paulo : Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), 2011

São Paulo Sociedade Brasileira de Microbiologia SBM 2011

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  • Título:
    Importância da Aula Pratica nos Programas de Pós-graduação em Microbiologia: Caracterização de β-lactamases como Modelo de Ensino
  • Autor: Thais Sebastiana Porfida Ferreira
  • Débora Dirani Sena de Gobbi; Luisa Zanolli Moreno; Michele Medeiros; Mônica Alejandra Pavez Aguilar; Helena Gabriela Turano; Lara Mendes de Almeida; Livia Carminato Balsalobre; Milena Dropa; Miriam Lopes da Silva; Ednei da Assunção Antunes Coelho; Patricia Pereira de Souza; Nilton Lincopan; Congresso Brasileiro de Microbiologia (26. 2011 Foz do Iguaçu - Paraná)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: São Paulo : Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), 2011
  • Descrição: Um programa de pós-graduação deve complementar a formação acadêmica, o que implica o uso de didáticas e métodos de ensino, além de contribuir com a formação científica. A importância da aula prática nos programas de pós-graduação em Microbiologia foi elucidada através da caracterização de β-lactamases como modelo de ensino dos mecanismos de resistência aos antibacterianos em bactérias Gram negativas de importância médica humana e veterinária. Material e Métodos: Como parte de um programa de pós-graduação, foi criada a disciplina “Métodos de Avaliação da Atividade Antibacteriana Aplicados no Monitoramento da Resistência e na Pesquisa de Princípios Ativos com Potencial Farmacológico”. Com carga horária de 60 horas e um máximo de 12 alunos, a disciplina contemplou 24 horas de aula prática destinada ao aprendizado de métodos de avaliação qualitativa e quantitativa da resistência aos beta-lactâmicos e identificação dos determinantes de resistência por PCR. Discussão:
    Cada tópico teórico foi acompanhado de uma atividade prática na qual cada grupo, formado por 3 alunos, recebeu bactérias a serem estudadas em uma seqüência cronológica que incluiu a realização de antibiograma por Kirby-Bauer; determinação da CIM do imipenem (macro e microdiluição em caldo, e diluição em ágar); screening de carbapenemases por bioensaio, uso de inibidores (EDTA, APB), e teste de Hodge modificado; e posteriormente identificação de genes responsáveis pelos fenótipos de resistência aos β-lactâmicos, por PCR. A avaliação realizou-se através da apresentação de um seminário que incluiu a discussão dos resultados obtidos na caracterização fenotípica e genotípica das β-lactamases de cada isolado. Conclusão: A realização de atividades práticas contribuiu com os objetivos de aprendizado da disciplina, favorecendo a fixação de conceitos teóricos, capacitando aos alunos a entender a problemática da resistência bacteriana na saúde pública, e outorgando conhecimento prático nos métodos científicos para pesquisa e ensino aplicados à Microbiologia médica, humana e veterinária. A experiência favorável da atividade prática da disciplina motivou a apresentação do presente modelo de ensino em Microbiologia.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Microbiologia SBM
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: res. 1571-2.
  • Idioma: Português

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