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Avaliação em projetos de educação sexual um estudo sobre avaliações em projetos sócio-educativos desenvolvidos com adolescentes em uma escola pública

Simone Rodrigues Neves Elisabeth Meloni Vieira

2003

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (Neves, Simone Rodrigues )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação em projetos de educação sexual um estudo sobre avaliações em projetos sócio-educativos desenvolvidos com adolescentes em uma escola pública
  • Autor: Simone Rodrigues Neves
  • Elisabeth Meloni Vieira
  • Assuntos: EDUCAÇÃO SEXUAL (AVALIAÇÃO); ADOLESCENTES; ESCOLA PÚBLICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Embora projetos de educação sexual tenham sido bastante divulgados pela literatura científica, tanto da área de saúde quanto da área de educação, pouco tem sido discutido em relação à sua avaliação. O objetivo desta pesquisa é a análise das avaliações existentes em dois projetos sócio- educativos relacionados à educação sexual para adolescentes da Escola Básica da Universidade Federal de Uberlândia -ESEBA, desde a sua implantação em 1989. O método adotado foi qualitativo, utilizando-se como estratégias de coleta de dados observações de trabalho em grupo com adolescentes, investigação de registros existentes na escola acerca dos projetos e entrevistas semi-estruturadas realizadas com adolescentes e coordenadoras. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi construído a partir da realização de um levantamento bibliográfico acerca de avaliação em projetos de educação sexual. Utilizou-se o método de análise de conteúdo (Bardin,1977), com o uso de procedimentos sistemáticos de descrição de conteúdo das mensagens obtidas nas coletas de dados. As avaliações desses projetos consistem na maioria das vezes de avaliações orais, freqüentemente presentes nos grupos de adolescentes, valorizando a auto-avaliação e avaliação do relacionamento interpessoal; e ainda, por observações cotidianamente realizadas pelas coordenadoras dos projetos. Os resultados obtidos evidenciam falhas na sistematização destas avaliações. Os participantes e coordenadoras dos projetos
    consideram que estes contribuem para a conscientização dos adolescentes frente à sua sexualidade e decisões da prática sexual, ajudam a superar preconceitos, a respeitar as diferenças e diversidade sexual, e na formação para a cidadania. Porém, as educadoras consideraram as avaliações desses projetos são falhas devido a ausência de registros e sua sistematização
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 150 p anexos.
  • Idioma: Português

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