skip to main content

O diálogo no processo ensino-aprendizagem

Sonia Maria Villela Bueno Cássia Tiêmi Nagasawa Ebisui; Joseane de Souza; Marciana Gonçalves Farinha

Temas em Educação e Saúde Araraquara v. 5, p. 107-131, 2006

Araraquara 2006

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 1621504 )(Acessar)

  • Título:
    O diálogo no processo ensino-aprendizagem
  • Autor: Sonia Maria Villela Bueno
  • Cássia Tiêmi Nagasawa Ebisui; Joseane de Souza; Marciana Gonçalves Farinha
  • Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ENSINO E APRENDIZAGEM
  • É parte de: Temas em Educação e Saúde Araraquara v. 5, p. 107-131, 2006
  • Descrição: Neste trabalho analisamos entrevistas de professores sobre o diálogo na relação professor-aluno. Utilizamos entrevistas serni-estrutllradas, sustentadas na pesquisa-ação. Usamos método participativo fundamentado em Paulo Freire. Pesquisamos onze professores do ensino médio com proximidade e identificação com esse educador. As falas foram classificadas, destacando o significado do pensamento de Freire, categorizando definição sobre esse educador; suas contribuições sociais educacionais. Para as significações do diálogo na relação professor-aluno, o categorizamos como sendo recurso didático e tendo papel humanizador. Portanto, concluímos que o diálogo tem um papel humanizador na educação, sendo o educador agente humanizador na utilização deste, recurso
  • Editor: Araraquara
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 107-131.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.