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Análise retrospectiva do histórico de alterações de linguagem em crianças com sequência de Robin isolada

Giovana Gomes de Souza Luciana Paula Maximino; Roseli Maria Zechi-Ceide; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Profa Dra Luciana Paula Maximino" (29. 2022 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2023

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2023

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  • Título:
    Análise retrospectiva do histórico de alterações de linguagem em crianças com sequência de Robin isolada
  • Autor: Giovana Gomes de Souza
  • Luciana Paula Maximino; Roseli Maria Zechi-Ceide; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Profa Dra Luciana Paula Maximino" (29. 2022 Bauru)
  • Assuntos: SÍNDROME DE PIERRE ROBIN; LINGUAGEM; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; CRIANÇAS
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2023
  • Notas: Disponível em: https://cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/872/2023/02/Anais-do-29o-COFAB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: INTRODUÇÃO: A sequência de Robin (SR) é uma anomalia congênita caracterizada por micrognatia, glossoptose, com ou sem fissura de palato, de forma isolada ou em associação a outras anomalias ou síndromes genéticas. A fissura de palato pode ser encontrada na maioria dos casos, geralmente ampla e em forma de U, tanto na forma isolada quando na associada a outras malformações, sendo considerada um fator de risco a problemas de fala. Em suma, crianças com SR podem apresentar atraso no início do desenvolvimento da linguagem com impacto nas diferentes habilidades. OBJETIVO: analisar retrospectivamente o histórico de alterações de linguagem em crianças com sequência de Robin Isolada. A amostra constou dos dados de prontuário de 117 crianças entre 2 e 7 anos de idade, que passaram por tratamento em um Hospital de Referência do interior do estado de São Paulo, com a sequência de Robin Isolada. METODOLOGIA: para essa análise, foi utilizado um protocolo elaborado pela autora com as informações referentes a identificação, idade, sexo e a última avaliação fonoaudiológica. A avaliação fonoaudiológica enfocou linguagem expressiva, linguagem receptiva e fala. Quanto a fala destacou-se a inteligibilidade de fala, ressonância e distúrbios articulatórios. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 53357321.7.0000.5441) do Hospital de Referência. RESULTADOS: Foram analisados os dados de 117 crianças com sequência de Robin Isolada, a idade mais frequente da amostra foi 6 anos (39,3%), seguida por 7 anos (21,3%). A distribuição quanto ao sexo estava equiparada sendo 62 meninas e 55 meninos. A linguagem oral foi avaliada em 75 crianças da amostra (64%), sendo que a linguagem receptiva estava alterada em 5,8% e a expressiva em 30,8%.
    Na avaliação da fala os dados denotam a avaliação de 55 crianças sendo as articulações compensatórias mais frequentes o golpe de glote 25,4% (n=14), fricativa faríngea 12,7% (n=7) e a plosiva dorso médio palatal 10,9% (n=6). A inteligibilidade de fala foi avaliada em 83 crianças (70%), sendo que estava alterada em grau leve em 62,6% (n=52), prejuízo moderado em 16,8% (n=14) e severo 5,8% (n=5). Quanto a ressonância 78 crianças foram avaliadas representando 66,6% da amostra, sendo 56,4 (n=44) com ressonância equilibrada. A ressonância hipernasal leve estava presente em 30,7% (N=24), a moderada em 11,5% (n=9) e ressonância hiponasal em apenas uma criança. Em relação a audição, 68,37% (n=80) das crianças realizaram avaliação por meio da imitanciometria, dessas, a curva A foi encontrada em 45% (n=36), sendo unilateral em 38,8% (n=14) e bilateral em 61,1% (n=22). Seguida da curva B, em 37,5% (n=30) dos avaliados indicando alterações condutivas, sendo 46,6% (n=13) unilateral e 56,6 (n=17) bilateralmente. Já a curva C que foi evidenciada em 27,5% (n=22) dentre os avaliados, sendo 63,6% (n=14) unilateral e 36,3% (n=8) bilateral. CONCLUSÃO: A partir dos dados analisados, observava-se que a maioria das crianças com sequência de Robin isolada estudadas retrospectivamente apresentaram linguagem expressiva alterada, fala com presença de articulações compensatórias e inteligibilidade de fala pouco prejudicada com grau leve.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 106-107.
  • Idioma: Português

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