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Proposta de um programa de ensino à distância para agentes comunitários de saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia

Tatiane Martins Jorge Maria José de Oliveira; Ricardo Pianta Rodrigues da Silva; Ana Karolina Zampronio Bassi; Ariádnes Nóbrega de Oliveira; Éliton Carlos Galeli Oliveira; Magali de Lourdes Caldana; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2008

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  • Título:
    Proposta de um programa de ensino à distância para agentes comunitários de saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia
  • Autor: Tatiane Martins Jorge
  • Maria José de Oliveira; Ricardo Pianta Rodrigues da Silva; Ana Karolina Zampronio Bassi; Ariádnes Nóbrega de Oliveira; Éliton Carlos Galeli Oliveira; Magali de Lourdes Caldana; José Roberto de Magalhães Bastos; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ODONTOLOGIA; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008
  • Notas: Publicado como Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: INTRODUÇÃO: A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) desde 2002, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-5) da USP, desenvolve um trabalho clínico e preventivo- educativo à população do interior do estado de Rondônia, tendo uma equipe itinerante composta por docentes, alunos e funcionários. Ao longo desses anos, pôde-se constatar muito desconhecimento da população quanto aos aspectos de saúde geral e, particularmente, quanto às questões odontológicas e fonoaudiológicas. Considerando a importância de desenvolver mais propostas educativas à população, este projeto apresenta como alvo os agentes comunitários de saúde (ACS), tendo em vista que eles convivem com a realidade e as práticas de saúde do bairro onde moram e trabalham. Compreender o processo saúde-doença em todas as suas dimensões (biológica, social, política, econômica e cultural) é importante para o planejamento adequado das ações de saúde com base na realidade em que se encontram as famílias. Daí a necessidade dos ACS serem capacitados quantos aos principais tópicos de Odontologia e Fonoaudiologia, a fim de atuarem na promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de um Programa de Ensino à Distância aos ACS do município de Monte Negro/RO, com enfoque em Odontologia e Fonoaudiologia, por meio de videoconferência. MÉTODO: Descrição de experiência. RESULTADOS: Após aquiescência do secretário da saúde do município e
    mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da FOB/USP, este programa será iniciado e envolverá a participação de alunos de pós-graduação e da prática profissionalizante da FOB/USP. (continua) ) Terá duração de 12 meses e constará de três etapas: 1) a primeira objetiva caracterizar a amostra de ACS quanto ao perfil social e quanto aos conhecimentos sobre os distúrbios fonoaudiológicos e odontológicos que acometem as diferentes fases da vida do indivíduo, a partir da aplicação de questionários previamente elaborados; 2) a segunda consiste do desenvolvimento de Programa de Ensino à Distância, o qual será dividido em 12 módulos, sendo sete teóricos (à distância, por meio de videoconferências) e cinco práticos (presenciais). Dentre os temas a serem desenvolvidos nos módulos teóricos, estão: o papel dos agentes comunitários na promoção da saúde e prevenção de doenças, os mitos que envolvem o tratamento odontológico e fonoaudiológico, anatomia e fisiologia da cabeça e pescoço, etc.; 3) a terceira etapa consistirá da reaplicação do questionário sobre os conhecimentos relacionados à Odontologia e à Fonoaudiologia, a fim de verificar as mudanças imediatas de conhecimentos ocorridas após o programa. CONCLUSÃO: Considerando a grande distância entre os estados de Rondônia e São Paulo, o desenvolvimento de atividades educacionais à distância torna-se a melhor opção, pois possibilita economia de tempo e de gastos com viagens e hospedagens. A estratégia de
    implantar sistemas de educação permanente a distância vem sendo adotada no Brasil e em outros países do mundo como alternativa para superar barreiras sócio-geográficas e temporais. Assim, ressalta-se o potencial do Ensino à Distância no desenvolvimento de processos formativos para profissionais do SUS
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 1167.
  • Idioma: Português

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