skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A efetividade da videoconferência na capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva infantil

Tatiana Mendes de Melo Kátia de Freitas Alvarenga; Wanderlia Quinhoneiro Blasca; M. F. L Taga; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2009

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A efetividade da videoconferência na capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva infantil
  • Autor: Tatiana Mendes de Melo
  • Kátia de Freitas Alvarenga; Wanderlia Quinhoneiro Blasca; M. F. L Taga; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; SAÚDE PÚBLICA; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.audiologiabrasil.org.br/eiabauru2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A atuação das equipes da Saúde da Família, quando capacitadas na área da audição, é uma ação importante para os programas de saúde auditiva infantil, uma vez que tais profissionais podem atuar em diversos aspectos, como a prevenção e identificação da deficiência auditiva, resgatando as famílias que não dão continuidade ao processo de triagem auditiva neonatal e diagnóstico audiológico, assim como na identificação de crianças com possíveis desordens da função auditiva. Outro aspecto relevante diz respeito à orientação da família, quanto à existência de tratamento e a necessidade de continuidade do tratamento, o que auxiliará a garantir a adesão da família a todas as etapas do processo de intervenção audiológica. Ao considerar o número de equipes de Saúde da Família distribuídas por todas as regiões do país, surge a necessidade promover programas de capacitação à distância, a fim de facilitar o acesso ao conhecimento e ao aperfeiçoamento desses profissionais que atendem a população de áreas distantes. Objetivo: Avaliar a efetividade da capacitação dos agentes comunitários de saúde, por meio da videoconferência, na área de saúde auditiva infantil. Métodologia: Participaram da pesquisa 50 profissionais divididos aleatoriamente em dois grupos de acordo com a metodologia de ensino: 31 agentes comunitários de saúde participaram da capacitação de forma presencial e 19 por meio de videoconferência. A atividade ocorreu em um encontro de oito horas, por
    meio de aulas expositivas sobre o conteúdo ministrado e a utilização do material adaptado Primary ear and hearing care training resource - basic, intermediate and advanced levels proposto pela Organização Mundial da Saúde, de forma simultânea para ambos os grupos.(continua) ) A capacitação contemplou os temas: Audição e deficiência auditiva; Tipos, prevenção e causas da deficiência auditiva; Técnicas de identificação e diagnóstico da deficiência auditiva e Aspectos gerais da deficiência auditiva. A efetividade da capacitação por meio da videoconferência foi avaliada por meio de questionário pré e pós-capacitação aplicado aos agentes comunitários de saúde. Adicionalmente, outro questionário foi aplicado a fim de verificar a qualidade da capacitação e satisfação dos participantes. Resultados: Ambos os grupos apresentaram diferença estatisticamente significante quando considerado o desempenho apresentado no instante pré e pós-capacitação, de forma mais expressiva para o grupo que participou da capacitação de forma presencial, tanto na análise do escore total como quando considerado os temas abordados separadamente. A análise qualitativa da videoconferência como metodologia de ensino comparada à capacitação presencial, de acordo com a visão dos ACS foi muito semelhante, sendo considerada de fácil entendimento permitindo a interação com o ministrante. Conclusão: a videoconferência como ferramenta de ensino foi efetiva para a capacitação dos agentes comunitários de
    saúde na área de saúde auditiva, porém deve ser utilizada de forma complementar à capacitação realizada de forma presencial
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 2356.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.