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Telessaúde e fonoaudiologia avaliação motivacional de uma plataforma de educação a distância em síndromes genéticas

Luciana Paula Maximino Mirela Machado Picolini; Wanderléia Blasca; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (19. 2011 São Paulo); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (8. 2011 São Paulo)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011 v. 16, suplemento, p. 1138, 2011

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2011

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  • Título:
    Telessaúde e fonoaudiologia avaliação motivacional de uma plataforma de educação a distância em síndromes genéticas
  • Autor: Luciana Paula Maximino
  • Mirela Machado Picolini; Wanderléia Blasca; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (19. 2011 São Paulo); Congresso Internacional de Fonoaudiologia (8. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; GENÉTICA
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011 v. 16, suplemento, p. 1138, 2011
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2011/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A parceria entre a Fonoaudiologia e a Genética tem se mostrado eficaz no diagnóstico, prognóstico e intervenção dos indivíduos com síndromes genéticas. Cabe ao fonoaudiólogo, preocupar-se não somente com o fenótipo fonoaudiológico, mas com o bem estar físico e social dos indivíduos com síndromes genéticas. Visando proporcionar a educação em saúde em síndromes genéticas, foi desenvolvido um tutor eletrônico na Internet, intitulado Cybertutor. O Cybertutorem síndromes genéticas foi composto por módulos que abordaram temas sobre genética, síndromes, bases etiológicas e inclusão social. Estes módulos estão distribuídos em conteúdos teóricos, conteúdos gráficos (imagens ilustrativas) e audiovisuais. O Cybertutortambém apresenta recursos de interatividade, como fórum e lista de discussão. Objetivo: Avaliar o aspecto motivacional do Cybertutor utilizadoem um programa de educação em saúde em síndromes genéticas.Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FOB/USP, sob protocolo número 039/2009. Participaram deste estudo 21 alunos do município de Bauru (SP-Brasil), de ambos os sexos, com idade entre 13 e 14 anos e regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. Para avaliar subjetivamente os aspectos motivacionais do Cybertutor, foi utilizada a Ficha de Pesquisa Motivacional – FPM. A FPM é composta por 32 enunciados agrupados em 4 domínios: estimulante, significativo, organizado e fácil de usar. Resultados: Os resultados demonstraram alto índice de satisfação motivacional com o Cybertutor, pois 100% dos participantes o consideram com alto valor e alta expectativa para o sucesso. O domínio com maior pontuação foi organizado. Discussão: A organização do material educacional é uma variável de extrema importância, pois o planejamento, a elaboração e a disposição das informações
    são pré-requisitos determinantes, podendo influenciar no aprendizado de programas educacionais. Conclusão: De acordo com os resultados, conclui-se que o Cybertutorem síndromes genéticas é uma plataforma de educação motivadora para a aquisição do conhecimento. Acredita-se que outras plataformas de educação a distância devem ser desenvolvidas na área da Fonoaudiologia, especialmente na temática da prevenção de doenças e promoção da saúde.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 1138.
  • Idioma: Português

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