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Decifra-me! Não me devore! Gênero e sexualidade nas tramas das lembranças e nas práticas escolares

Silva, Sirlene Mota Pinheiro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-10-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Decifra-me! Não me devore! Gênero e sexualidade nas tramas das lembranças e nas práticas escolares
  • Autor: Silva, Sirlene Mota Pinheiro Da
  • Orientador: Catani, Denice Barbara
  • Assuntos: Habitus; Curso Gênero E Diversidade Na Escola; Sexualidade; Gênero; Práticas Escolares; School Practices; Course On Gender And Sexuality In The School; Habitus; Gender; Sexuality
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa objetivou analisar o lugar que ocupam as questões de gênero e da sexualidade na trajetória pessoal, profissional e nas práticas escolares de docentes egressos/as do Curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), no estado do Maranhão. A História Oral de Vida e a História Oral Temática, conforme sugestões de Meihy e Holanda (2011) foram utilizadas na organização do percurso metodológico, entrevistando-se quatro professoras e três professores que realizaram o Curso GDE ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no biênio 2009-2010. As entrevistas possibilitaram circunscrever o objeto de estudo e delinear a perspectiva de análise para sustentar a pertinência da abordagem proposta. Como aporte teórico, adotou-se principalmente os estudos de Pierre Bourdieu e seus conceitos de habitus, campo, dominação masculina e violência simbólica, dentre outros que foram identificados nas trajetórias percorridas. Destacam-se as influências da família, da escola e da igreja na construção e constituição dos habitus dos sujeitos que colaboraram na pesquisa. São discutidas questões de gênero e sexualidade estudadas (ou não) nos cursos de licenciatura realizados pelos colaboradores/as do estudo. Problematizam-se as representações que os sujeitos possuem acerca das questões de gênero e sexualidade, tanto nos processos de formação, como em suas práticas escolares, destacando-se indícios de construção dos gêneros e das sexualidades nos processos escolares vividos. São discutidos alguns dos desafios enfrentados na UFMA pela equipe que integra o trabalho pedagógico de formação continuada no curso GDE. Por fim são apresentados e analisados os impactos do curso nas trajetórias percorridas pelos/as professores/as colaboradores/as deste estudo, destacando-se alguns dos obstáculos encontrados no caminho, bem como as identificações e achados nos seus percursos. Ao recorrer a noção de habitus e ao considerar a perspectiva do gênero e da sexualidade, foi possível identificar traços importantes na construção dos modos de agir dos/as colaboradores/as em suas trajetórias percorridas e nas práticas escolares que desenvolvem.
  • DOI: 10.11606/T.48.2016.tde-15022016-091113
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-10-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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