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Adding a "Non-" in cooperative game theory a textbook history

Marcos Thiago Graciani Pedro Garcia Duarte; Marcos Yamada Nakaguma

2023

Localização: FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária    (https://doi.org/10.11606/T.12.2023.tde-08112023-194820 )(Acessar)

  • Título:
    Adding a "Non-" in cooperative game theory a textbook history
  • Autor: Marcos Thiago Graciani
  • Pedro Garcia Duarte; Marcos Yamada Nakaguma
  • Assuntos: HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO; TEORIA DOS JOGOS; HISTÓRIA ECONÔMICA; Core; Equilíbrio De Nash; Game Theory; History Of Economics; Livros-Texto; Nash Equilibrium; Núcleo; Teoria Dos Jogos; Textbooks
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese analisa extensivamente os livros-texto de teoria dos jogos publicados desde 1944, também descrevendo e contextualizando os principais títulos. Três gerações de livros-texto são centrais para entender a formação do livro-texto moderno, referentes aos períodos de 1950-1959, 1966-1970 e 1972-1978. Respectivamente, estas gerações se delimitam por grandes transições no desenvolvimento da teoria dos jogos: primeiro, pela passagem da ênfase em jogos de dois para n jogadores; segundo, por uma larga difusão de jogos para outras ciências, inclusive a área de organização industrial em economia. Além desta análise mais exploratória, também acompanhou-se como livros-texto representaram dois conceitos de solução: o equilíbrio de Nash e o núcleo, normalmente atribuído a D. B. Gillies e L. S. Shapley. Quanto ao equilíbrio de Nash, livros-texto indicam ter havido um agrupamento entre este conceito e o Teorema do Minimax de J. von Neumann no pós-Guerra, especialmente porque praticantes da disciplina estudavam problemas de dois jogadores. Conforme interesses transitaram para a teoria de n jogadores, contudo, o equilíbrio de Nash não foi capaz de atrair os matemáticos interessados em jogos porque o lado cooperativo da disciplina dispunha de problemas matematicamente mais interessantes. Por fim, já no início da década de 1970 é observável um uso de jogos não-cooperativos em modelos de organização industrial. Nesta linha, a aplicação já contava com elementos característicos do boom de
    jogos não cooperativos, como o equilíbrio perfeito em subjogos. Já quanto ao núcleo, livros-texto mostram como o conceito passou de um instrumento para se determinar a solução de von Neumann e Morgenstern para um conceito de solução independente. Também, provêm pistas sobre como o conceito terminou relegado ao final dos livros-texto modernos: aparentemente, nos modelos em que o núcleo mais obteve sucesso, acabou sendo descaracterizado, não mais mantendo uma relação com a teoria dos jogos. Na falta de uma aplicação simultaneamente estratégica em sua natureza e persuasiva dentre economistas, o principal exemplo de aplicação do núcleo continuou sendo um modelo antigo, datado de 1959, pondo em cheque a relevância do conceito dentro de uma apresentação moderna de jogos
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 180 p.
  • Idioma: Inglês

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