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Crítica musical enquanto teoria estética em E. T. A Hoffmann

Mario Videira

Artefilosofia Ouro Preto n. 8, p. 91-105, abr. 2010

Ouro Preto 2010

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Crítica musical enquanto teoria estética em E. T. A Hoffmann
  • Autor: Mario Videira
  • Assuntos: Hoffmann, E. T. A. (Ernst Theodor Amadeus) 1776-1822; CRÍTICA MUSICAL; ESTÉTICA DA MÚSICA; ROMANTISMO
  • É parte de: Artefilosofia Ouro Preto n. 8, p. 91-105, abr. 2010
  • Notas: Disponível em: <https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/raf/article/view/653>. Acesso em: 05 jun. 2020
  • Descrição: O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre crítica musical e teoria estética na recensão da Quinta Sinfonia de Beethoven, publicada por E. T. A. Hoffmann em 1810. Ao defender uma concepção do gênio como unidade de inspiração e reflexão, Hoffmann recorre ao emprego do procedi- mento analítico, procurando mostrar que a obra não é produto da mera im- provisação ou do entusiasmo do gênio, mas que ela é desenvolvida de acordo com as leis orgânicas inerentes ao próprio material temático. É devido, portanto, à união entre o entusiasmo criador e uma profunda reflexão que essa sinfonia consegue expressar, na visão de Hoffmann, o Romantismo na música
  • Editor: Ouro Preto
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 91-105.
  • Idioma: Português

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