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COMUNICAÇÃO DIGITAL DE DESTINOS TURÍSTICOS: A ADAPTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES AOS DIÁLOGOS ON-LINE 1

Moscardi, Eduardo Henrique ; Massukado Nakatani, Marcia Shizue

Podium : sport, leisure and tourism review, 2022-09, Vol.11 (3), p.410-440

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA

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  • Título:
    COMUNICAÇÃO DIGITAL DE DESTINOS TURÍSTICOS: A ADAPTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES AOS DIÁLOGOS ON-LINE 1
  • Autor: Moscardi, Eduardo Henrique ; Massukado Nakatani, Marcia Shizue
  • Assuntos: Adaptation ; Case studies ; Communication ; Internet ; Marketing ; Social networks
  • É parte de: Podium : sport, leisure and tourism review, 2022-09, Vol.11 (3), p.410-440
  • Descrição: Objetivo do estudo: analisar o impacto das tecnologias de informaçâo e comunicaçâo nas atividades de marketing de destination management and marketing organizations (DMMOs) e como estas organizaçöes tem se adaptado a comunicaçâo turística digital. Metodologia/abordagem: estudos de caso de abordagem qualitativa com tres destinos e DMMOs de diferentes países, desenvolvidos em duas etapas: entrevistas semiestruturadas com base em pesquisa bibliográfica e documental; e análise dos websites e mídias sociais das DMMOs com auxilio da ferramenta Fanpage Karma. Originalidade/relevância: analisar aspectos do contexto e da gestâo das organizaçöes de destino que influenciam sua responsividade aos diálogos on-line. Principais resultados: os casos apresentaram a variedade de características entre destinos e organizaçöes. Identificou-se que há um ambiente histórico, socioeconómico e político local que influencia a promoçâo dos destinos. Em todos os casos a internet é vista positivamente para a promoçâo de destinos turísticos, com diferentes graus de adaptaçâo das organizaçöes ao uso de distintas ferramentas. Cada modelo de gestâo apresentou diferentes focos e forças da promoçâo de destinos. Contribuiçöes teóricas/metodológicas: a análise qualitativa do impacto da internet na comunicaçâo das DMMOs em destinos de tres países, por meio de estudos de caso realizados com uso de software para analisar as mídias sociais dos destinos, apontou que há, na comunicaçâo turística digital de destinos, novos elementos centrais para o estabelecimento de um relacionamento entre destinos e visitantes, atribuindo maior importancia ao conteúdo dinámico e que gera engajamento do que a aspectos subjetivos da marca turística dos destinos.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA
  • Idioma: Português

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