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Considerações sobre um campo conceitual comum entre a formação básica escolar, projeto e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação

Angelo, Alex Garcia Smith

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2015-05-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Considerações sobre um campo conceitual comum entre a formação básica escolar, projeto e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação
  • Autor: Angelo, Alex Garcia Smith
  • Orientador: Campos, Paulo Eduardo Fonseca de
  • Assuntos: Habilidades Mentais; Formação Básica Escolar; Design; Linguagem; Crianças Em Idade Escolar; Cad/Cam; Processos Cognitivos Eletrônica Digital (Modelagem; Fabricação); Mental Skills; Language; Basic Education; Digital Electronics (Modelling; Manufacturing); Cognitive Processing; School-Age Children
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Produto de uma pesquisa teórica e empírica, esta dissertação aborda um campo conceitual comum entre a área de projeto pertencente à arquitetura e ao design, a formação escolar básica e as tecnologias digitais de modelagem e fabricação. Tal temática pauta-se na contemporaneidade, na medida em que se inserem novos meios de apoio ao ensino e aprendizado na formação escolar básica. Desse modo, o computador até então utilizado como processador de texto e imagens, alia-se à modelagem, à fabricação digital e à comunicação em rede. Como abordado nessa dissertação, o termo \"design\" é empregado com distintos enfoques no campo da formação escolar básica, o primeiro deles de caráter mais vinculado ao campo das artes, enquanto o segundo insere-se no campo das tecnologias de fabricação e no estudo da cultura material da sociedade contemporânea. Tendo em vista o campo comum dessas ações permeando as áreas de projeto, formação básica escolar e tecnologias digitais, esta investigação considera a partir uma base teórica, um grupo de dezoito pontos de convergência que subsidiou os trabalhos de campo. Esses trabalhos foram estruturados a partir de quatro tipos de oficinas realizadas na periferia da cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, organizadas em um ambiente de livre acesso e que foram detalhadas nesse trabalho. Essa formulação teórico-prática visa traçar considerações acerca do campo comum estudado em que, tecnologias digitais de modelagem e fabricação têm auxiliado no desenvolvimento de linguagens e habilidades mentais em um público inserido na formação escolar básica. Pretende-se assim avançar no debate sobre a formação do indivíduo na atualidade.
  • DOI: 10.11606/D.16.2016.tde-07032016-155459
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2015-05-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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