skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia

Cesar Alexandre Fabrega Carvalho

Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 3, p. 117-121, 2017

São Paulo 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia
  • Autor: Cesar Alexandre Fabrega Carvalho
  • Assuntos: ANATOMIA
  • É parte de: Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 3, p. 117-121, 2017
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018
  • Notas Locais: ICB - Documento digital
  • Descrição: As estratégias pedagógicas adotadas na prática do ensino da Anatomia têm reduzido o processo de aprendizagem à simples memorização da Nomina Anatômica. O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a eficácia do emprego de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de Anatomia. Utilizaram-se situações-problema para serem resolvidas em equipe formada por sorteio. Cada equipe recebeu um formulário contendo: enunciados de casos, questões e nomes de estruturas anatômicas. Um tempo foi estabelecido para a resolução dos casos. Ao término de tal período, as equipes apresentaram as respostas de cada situação-problema com mediação do professor. A metodologia em questão tem sido adotada há cinco anos, nos diferentes cursos da área da Saúde. Verificou-se ao longo desse período maior motivação dos estudantes na busca ativa do aprendizado, maior índice de presença em aulas, além do desenvolvimento do espírito de equipe. Em conclusão, a metodologia aplicada nas aulas práticas de Anatomia promoveu resultados positivos em relação às avaliações e, principalmente, na aprendizagem efetiva do conteúdo pelo estudante
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 117-121.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.