skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A importância da reflexão no estágio curricular na licenciatura em enfermagem uso de heurísticos

Débora Rodrigues Vaz Maurício Pietrocola; Denise Maria de Almeida; Cláudia Prado; Alfredo Almeida Pina de Oliveira; Maria de Fátima Prado Fernandes

Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 2, p. 65-73, jun. 2017

São Paulo, SP 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A importância da reflexão no estágio curricular na licenciatura em enfermagem uso de heurísticos
  • Autor: Débora Rodrigues Vaz
  • Maurício Pietrocola; Denise Maria de Almeida; Cláudia Prado; Alfredo Almeida Pina de Oliveira; Maria de Fátima Prado Fernandes
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS; LICENCIATURA -- ENFERMAGEM
  • É parte de: Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 2, p. 65-73, jun. 2017
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p65-73. Acesso em: 18 jul. 2022
  • Descrição: O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.
  • Editor: São Paulo, SP
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 65-73.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.