skip to main content

A gramática do conceito físico de energia no contexto escolar de uma perspectiva wittgensteiniana

Carlin, Rafael

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2020-08-19

Acesso online

  • Título:
    A gramática do conceito físico de energia no contexto escolar de uma perspectiva wittgensteiniana
  • Autor: Carlin, Rafael
  • Orientador: Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia
  • Assuntos: Ciências; Física; Ensino; Energia; Conceito; Energy; Concept; Physics; Science; Teaching
  • Descrição: Os documentos oficiais que regulam o ensino de ciências no ensino médio, assim como a literatura de pesquisa desta área, destacam a relevância do conceito de energia na educação básica. Dentre as expectativas expressas com relação ao ensino do conceito de energia, temos a formação de cidadãos capazes de analisar criticamente questões contemporâneas: como a crise energética e o aquecimento global. Capazes, ainda, de propor novos processos de geração de energia, ao considerar a necessidade de economizar recursos e gerar menos impactos sociais e ambientais. A fim de garantir essas e outras expectativas em relação ao conceito de energia, especialistas em ensino de ciências têm sugerido uma reorientação global no ensino deste conceito. Simultaneamente, os diversos estudos sobre o ensino do conceito de energia e sobre a concepção de energia dos estudantes de diversos níveis da educação básica documentam uma série de dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem deste conceito e mostram que, frequentemente, as concepções de energia deles se distanciam daquela sugerida pelos documentos oficias e estudiosos da área. Inspirados na filosofia do segundo Wittgenstein e fundamentados na epistemologia do uso de Arley Ramos Moreno, refletimos sobre o papel da linguagem na formação dos conceitos científicos no contexto escolar, em especial o conceito físico de energia. A partir da observação das aulas de física de uma turma do ensino médio durante um ano letivo, apresentamos algumas evidências da presença de determinados sentidos do conceito de energia que são privilegiados quando comparados com outros sentidos válidos do mesmo conceito. Como é o caso, por exemplo, da definição de energia como capacidade de realizar trabalho. Refletimos sobre as dificuldades que os usos dogmáticos do conceito de energia poderiam representar para a compreensão de alguns de seus aspectos e de determinados problemas do mundo contemporâneo. Concluímos destacando a importância da exemplificação e do uso de experimentos para a formação de um conceito de energia menos dogmático.
  • DOI: 10.11606/D.81.2020.tde-27102020-185209
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2020-08-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.