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Zé Celso versus Silvio Santos: a teatralização da disputa pelo espaço urbano

Affonso, Isadora Vidal Pinotti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2020-02-19

Acesso online

  • Título:
    Zé Celso versus Silvio Santos: a teatralização da disputa pelo espaço urbano
  • Autor: Affonso, Isadora Vidal Pinotti
  • Orientador: Santos, Fabio Lopes de Souza
  • Assuntos: Direito À Cidade; Silvio Santos; Teatralização; Teatro Oficina; Right To The City; Theatralization; Theatre Oficina
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Fundado no final da década de 50, o grupo Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona desenvolveu um extenso trabalho de pesquisa e experimentação do trabalho do ator, das possibilidades dramatúrgicas e da criação cênica, firmando seu lugar na história da encenação Brasileira com uma linguagem característica e poética de criação própria. Durante esta trajetória, o espaço ocupado pelo grupo, seu edifício teatral, foi cultivado como um território de relações intensas, criações dramatúrgicas e simbologia sagrada: o palco do Teatro Oficina se criou em simbiose com o grupo teatral e com todas as outras linguagens criativas que nasceram ali. Atualmente, o edifício sede do grupo representa um marco na arquitetura teatral mundial. Este edifício, mais especificamente o terreno vazio no entorno do prédio, também vem sendo palco de uma disputa espacial na qual, de um lado, o Teatro Oficina, deseja o espaço para a execução de um projeto maior de ocupação do espaço urbano voltado para as artes e uso comum, e do outro, uma grande incorporadora comandada pelo Grupo Silvio Santos, proprietário do terreno, mantém o espaço como uma ferramenta de especulação imobiliária ao longo dos anos. Existe ainda nesta disputa um caráter de teatralização das relações imobiliárias e das políticas urbanas que interessa bastante a este estudo. Esta pesquisa propõe-se a analisar esta disputa territorial e estes movimentos de ocupação espacial germinados no Oficina e a relação com o bairro e com a cidade. Observar este novo gênero que se cria que é teatro, é dramaturgia, mas também é política urbana, também é economia imobiliária, e também é arquitetura, possibilita um novo ângulo de visão e uma nova chave de compreensão da cidade e das relações político-urbanas acompanhadas da produção artístico-teatral.
  • DOI: 10.11606/D.102.2020.tde-04082020-080621
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-02-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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