skip to main content

O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP

Silva, Amanda Carolina Hora Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-09-15

Acesso online

  • Título:
    O Clube de Ciências Lab das Minas: despertando motivações, pertencimento e emancipação a partir da socialização no espaço universitário da EACH-USP
  • Autor: Silva, Amanda Carolina Hora Da
  • Orientador: Piassi, Luis Paulo de Carvalho
  • Assuntos: Pertencimento; Clubes De Ciências Para Meninas; Each-Usp; Emancipação; Motivação; Motivation; Girls Science Clubs; Emancipation; Belonging
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as motivações de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Leste de São Paulo e de graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, para participarem de um clube de ciências, o Lab das Minas e investigar quais as possíveis relações entre a socialização desenvolvida no clube e o desenvolvimento de sentimentos como: pertencimento, empoderamento e emancipação. O presente estudo é elaborado a partir do método qualitativo de pesquisa, tendo como principal fonte de tratamento dos dados, a análise do discurso. Para investigar a percepção das participantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da criação de categorias analíticas apoiando-se no referencial teórico de Daniel Becker e bell hooks. Os resultados demonstraram que para as adolescentes as motivações para participar do clube estão relacionadas a aspectos como: interesse por ciências, possibilidade de frequentar o espaço da universidade, ter voz dentro do grupo e se sentir pertencente a um lugar onde possam dialogar sobre diferentes temáticas. Já para as graduandas, da EACH-USP, as motivações estão mais relacionadas aos aspectos formativos enquanto universitárias, interesse pelas ciências e pela possibilidade de usarem a experiência em projetos de extensão como um diferencial no currículo acadêmico, além, é claro, de poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade do entorno.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-21112023-155054
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-09-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.